Halvings e a dinâmica dos ciclos do Bitcoin
Você sabe o que são os halvings do Bitcoin?
E como eles influenciam a dinâmica do preço e dos ciclos?
O que são os Halvings?
De maneira simplificada, o halving é a redução pela metade na emissão de novos Bitcoins. O halving é um evento raro, que ocorre a cada quatro anos aproximadamente.
OK, mas o que isso significa?
Para entender melhor o halving, é necessário explicar um pouco sobre a mineração do Bitcoin. De uma maneira extremamente simplificada, a mineração do Bitcoin é o nome dado para o processo de resolução de uma equação complexa de criptografia. Quando está equação é solucionada, em média a cada 10 minutos, um novo bloco de transações é gerado e como recompensa ao minerador são emitidos bitcoins.
O minerador de Bitcoin possui duas fontes de remuneração: ele recebe taxas pela transação e também recebe os bitcoins que são emitidos quando o bloco é descoberto. Todo Bitcoin existente foi criado como remuneração para o processo de mineração de algum bloco. E o halving é que o evento que reduz esta remuneração pela metade.
A imagem abaixo é um esquema que mostra a política monetária do Bitcoin: a remuneração por bloco é diminuída pela metade a cada quatro anos, o que significa que o acréscimo de novos bitcoins cai exponencialmente. No primeiro ciclo, a partir de 2009, a remuneração por cada bloco foi de 50 bitcoins. No segundo ciclo, entre 2012–2016 a remuneração por bloco foi de 25 bitcoins, e assim por diante. Atualmente são emitidos 6.25 bitcoins a cada novo bloco. Na prática, essa redução pela metade na emissão de novos bitcoins implica que, aproximadamente em 2140, a remuneração dos blocos será efetuada somente com as taxas e sem a emissão de novos bitcoin.
Se a gente imaginar que a demanda do Bitcoin se manterá aproximadamente constante,a diminuição na emissão de novos bitcoins gerará uma elevação no preço dos bitcoins por uma questão de oferta e demanda. Isso não ocorre imediatamente após o halving, uma vez que as exchanges possuem seus próprios estoques de Bitcoin para vender. Porém, com o passar do meses este estoque vai sendo esvaziado.
Como os halvings afetam o preço do Bitcoin?
Nós estamos no terceiro período após um halving. Após os halvings anteriores, o padrão observado foi bastante claro: os halvings determinam o ciclos de alta e de baixo do Bitcoin.
Os últimos ciclos mostraram claramente um padrão de aproximadamente 1 ano de ciclo de alta, onde multiplicações de 1000% são comuns, seguido por aproximadamente 1 ano de ciclo de baixa, com quedas de até 80%. Após o ciclo de baixa, ocorrem cerca de 8 meses de acumulação, seguido por outros 8 meses de uma expansão bem menos agressiva que o ciclo de alta e uma segunda acumulação também de cerca de 8 meses.
Este padrão repetitivo é utilizado em muitas análises que comparam a evolução do preço nos últimos ciclos e com isso tentam extrapolar qual será o comportamento do preço do Bitcoin neste ciclo atual e nos próximos.
Como as duas imagens abaixo demonstram, o padrão observado em cada um dos ciclos é bastante similar, como se cada halving determinasse o início e fim de ciclos que se repetem em fractal.
OK, mas como é possível que o comportamento do Bitcoin siga um padrão tão claro?
A resposta é simples e peculiar: o Bitcoin foi programado para se comportar assim. A variação do preço, que pode ser prevista com certa exatidão pelo modelo S2F e foi bastante discutida neste texto, depende basicamente da variação entre a oferta e a demanda. Essa oferta é cada vez mais escassa, tornando o Bitcoin cada vez mais valioso.
A seguir o Explica Bitcoin selecionou dois modelo que explicam visualmente como o halving afeta essa relação entre a oferta e a demanda.
Para o @IIICapital o halving afeta o preço do Bitcoin pois faz com que as moedas sejam cheguem aos HODLers mais rapidamente. Isso significa que o estoque de moedas a venda por um preço determinado se esgota mais rápido. Eventualmente não existem mais bitcoins à venda por $40.000, somente por $100.000, pois os HODLers são acumuladores e não traders de Bitcoin.
Baseado neste modelo inicial, o @Croesus_BTC aprofundou a representação visual e ilustrou como cada etapa do processo de exaustão da oferta ocorre. As imagens traduzidas, bem como a explicação dele são apresentadas abaixo:
Antes do Halving:
O halving faz com que a adição de novos bitcoins no estoque de bitcoins à venda caia pela metade, mas a demanda continua a mesma. A partir deste momento, a escassez da oferta se acentua.
Logo após o Halving:
A escassez da oferta vai aumentando gradualmente. A demanda dos HODLers de longo prazo segue superior à mineração de novos bitcoins. O estoque disponível nas exchanges vai encolhendo, mas o impacto acumulado permanece pequeno.
Três meses após o Halving:
A escassez da oferta começa a ser significativa. Os HODLers continuam comprando os seus aportes mensais e a pressão compradora faz o preço subir.
Em um mercado de alguma outra commodity este processo induz a um aumento da oferta devido ao aumento da produção, derrubando os preços. Isto não ocorre com o Bitcoin, pois a sua oferta é inelástica, ou seja, a oferta não varia de acordo com a demanda.
Seis meses após o Halving:
Como não é possível aumentar a produção de novos bitcoins, só existe uma única maneira de aumentar o estoque à venda: o preço subir o bastante para que seduzir os HODLers de longo prazo.
A demanda também aumenta pois, com o aumento do preço, mais pessoas são atraídas para o Bitcoin.
Nove meses após o Halving:
Conforme a empolgação aumenta, a demanda aumenta mais rapidamente que os HODLers estão dispostos a vender os seus bitcoins. Este processo causa um aumento considerável na escassez da oferta, acelerando o aumento do preço.
Doze meses após o Halving:
A fase da mania tem inicio aproximadamente um ano após o halving. Esta fase chega ao fim, marcando o final do ciclo de alta, que tem fim quando os HODLers são convencidos a vender os são bitcoins, o que aumenta a oferta e equilibra a equação entre oferta e demanda.
Críticas
É possível notar que a emissão de novos bitcoins será cada vez menos relevante em relação a quantidade total de bitcoins existentes (tanto no estoque à venda como no estoque dos HODLers de longo prazo). Isso significa que o poder que o halving possui de afetar o preço tende a diminuir a cada ciclo.
Ou seja, em algum momento no futuro, o estoque à venda será formado principalmente pela adição de bitcoins dos HODLers de longo prazo, sendo que a adição relacionada a emissão de novos bitcoins será praticamente desprezível. A tendência é que a cada ciclo a influência do halving seja menor, uma vez que menos bitcoins serão emitidos a cada ciclo.
# Este texto é a tradução de uma thread no twitter do @Croesus_BTC e conta com algumas explicações adicionais feitas pelo Explica Bitcoin. #