UMA OLHADA PARA A TEORIA DO JOGO DE BITCOIN

Explica Bitcoin
6 min readSep 16, 2021

--

Na primeira parte desta série, examinamos a teoria dos jogos do Bitcoin, um aspecto frequentemente mencionado, mas frequentemente mal compreendido, da adoção do bitcoin.

Está é uma tradução do texto “A LOOK AT THE GAME THEORY OF BITCOIN” publicado originalmente na Bitcoin Magazine no dia 13 de setembro de 2021 pelo autor Jeremy Garcia.

Tradução por Leta.

Com a palavra o autor:

O que é teoria dos jogos? Simplificando, se você estiver jogando qualquer jogo de estratégia, como xadrez, qualquer movimento que você fizer no jogo terá que ser anulado pelo seu oponente. As decisões estratégicas que você e seu oponente tomam irão determinar quem ganha e quem perde o jogo.

Então, como isso se relaciona com o Bitcoin? O Bitcoin é a maior invenção desde a imprensa de Gutenberg. A imprensa de Gutenberg afetou a teoria dos jogos de como a Igreja e o Estado funcionavam e como as informações eram compartilhadas com o mundo. Quando Johannes Gutenberg inventou sua impressora, ele estava basicamente movendo sua peça de xadrez para dar xeque-mate na Igreja. Na maior parte, até a invenção da imprensa de Gutenberg, a Igreja e as pessoas em posições de poder ou educação podiam ler, escrever e divulgar qualquer informação que quisessem. Antes da imprensa, havia cópias limitadas de escritos importantes como a Bíblia. Qualquer conhecimento sobre o mundo vinha principalmente de tudo o que uma cidade local tinha disponível para uma figura letrada ler na igreja ou na escola. A maioria das pessoas não sabia ler nem escrever, então dependiam de outras pessoas para obter seu conhecimento do mundo. As pessoas foram informadas sobre o que aprender, acreditar e como viver suas vidas pela Igreja. Enquanto o Estado e a Igreja controlassem o que o povo aprendia, eles poderiam controlar as ideologias do povo.

O Bitcoin tem a mesma teoria de jogo da imprensa de Gutenberg, mas está trabalhando para separar o Estado do Dinheiro. Agora, vamos imaginar um tabuleiro de xadrez onde os “jogadores mais poderosos do mundo” (“world’s most powerful players”, ou WMPPs) — ou seja, bancos, governos, grupos de interesses especiais — estão jogando de um lado do tabuleiro e o Bitcoin do outro. Este jogo de xadrez entre Bitcoin e os WMPPs é o jogo de xadrez mais longo que já foi jogado, porque já existe há 12 anos. No jogo de xadrez, existem dois resultados possíveis, empate ou xeque-mate. Não há chance de que o Bitcoin enfrente um impasse em seu jogo contra os WMPPs, porque um impasse significa que nenhum dos jogadores ganha ou perde. Um impasse ocorre quando nenhum dos jogadores pode fazer um movimento que resultaria no progresso do jogo.

Alternativamente, quando o Bitcoin dá xeque-mate no rei do time dos WMPPs e vence o jogo de xadrez, o Bitcoin terá se tornado uma reserva de valor e meio de troca para o mundo inteiro. Os WMPPs não podem dar xeque-mate no Bitcoin porque, no máximo, se fosse possível para o mundo inteiro banir o Bitcoin, por mais rebuscado que pareça, o Bitcoin iria simplesmente ir para o subsolo e ser usado como a rede Tor, também conhecida como dark web.

Este ano, os WMPPs fizeram os seguintes lances de xadrez contra o Bitcoin, juntamente com os “contra-ataques da teoria do jogo do Bitcoin” (Bitcoin’s game theoretic countermoves”, ou BGTC):

Movimento # 1 do WMPPs: A China baniu todos os mineradores de bitcoin de seu país. A China representava aproximadamente 65% do poder de computação que opera a rede Bitcoin.

BGTC: mineradores de bitcoin mudaram-se para os EUA e outros países amigos dos mineradores de bitcoin. A resiliência da rede Bitcoin foi amplamente testada por esse grande movimento do segundo país mais poderoso do mundo. O texugo não se importa com a decisão da China ou de qualquer outro país poderoso sobre isso. O Bitcoin tem a mentalidade do “pequeno motor que poderia” (nota da tradução: essa frase é referência a um conto popular para crianças nos Estados Unidos) e logo se tornará um rolo compressor que todos os países terão que sair do caminho ou serem “esmagados” por ele.

Movimento # 2 dos WMPPs: Os Estados Unidos introduziram uma “provisão” de criptomoeda em sua “conta de infraestrutura” para obter $28 bilhões em impostos para financiar a “conta de infraestrutura” de $1 trilhão. A “cláusula” da criptomoeda foi horrivelmente redigida por pessoas em D.C. que não tinham a mínima ideia sobre o que eram bitcoins ou criptomoedas.

BGTC: Bitcoiners convocaram todos os seus senadores e lutaram para que a cláusula de criptomoeda fosse reformulada e menos severa com a indústria de Bitcoin. Este movimento Bitcoin enviou ondas de choque entre os corredores do Congresso e mesmo que a “disposição” não tenha mudado em favor das criptomoedas, as ondas de choque que foram causadas pelos Bitcoiners serão sentidas para sempre. O Bitcoin, o protocolo, não se importava com a conta nem com as opiniões do homem e seguia correndo ao som do “tique-taque do próximo bloco”.

Movimento # 3 WMPPs: O movimento ambiental, social e de governança (ESG) manipulou Elon Musk para chegar à “realização” da “imensa” quantidade de uso de energia do Bitcoin e a necessidade de torná-lo mais “verde”.

BGTC: O Bitcoin Mining Council foi criado por Michael Saylor e depois de compilar uma imensa quantidade de dados de uso de energia de 23 mineradores (62% da indústria de mineração) que aderiram livremente ao conselho, descobriu-se que o Bitcoin atualmente gera mais de 50% de seu uso de energia renovável. O Bitcoin caiu para $29.000 após os FUDs do Eln Musk e do banimento chinês em poucos meses. O preço do Bitcoin agora está perto de $50.000. O texugo não se preocupa com Musk ou ESG, mas o Bitcoin Mining Council está servindo como uma ótima maneira de educar as massas sobre o uso de energia do Bitcoin.

Movimento # 4 WMPPs: O Fundo Monetário Internacional (FMI) tentou forçar El Salvador a não aprovar uma lei que permitiria que o Bitcoin se tornasse moeda legal no país, ameaçando que eles não apoiariam El Salvador.

BGTC: O presidente de El Salvador resolveu fazer as coisas por conta própria e fez o que julgou melhor para seu povo ao aprovar um projeto de lei em um dia para permitir que o Bitcoin se tornasse moeda corrente em El Salvador. El Salvador começou a usar o Bitcoin como moeda legal em 7 de setembro de 2021, que é como se o Bitcoin estivesse movendo seu peão para o final do tabuleiro e todos os jogadores de xadrez ávidos sabem o que acontece com um peão quando ele chega ao final de um tabuleiro de xadrez. Os peões tornam-se rainhas, e a rainha é a peça mais poderosa no jogo de xadrez. Este movimento teórico do jogo do Bitcoin iniciará uma reação em cadeia entre outros países para adotar o bitcoin, ajudar a bancarizar os desbancarizados e proteger o poder de compra daqueles que adotam o Bitcoin contra a impressão desenfreada de fiat por todos os Estados Nacionais.

Concluindo, a rede Bitcoin continuará operando independentemente do que os WMPPs digam, façam ou pensem. Algumas das maiores e mais poderosas entidades, como o FMI, a China, os Estados Unidos e o movimento ESG, tentaram atacar o Bitcoin, mas ele continuará a mover suas peças de xadrez no tabuleiro mundial para conter todos os movimentos, porque é um protocolo lindamente projetado. Você pode até argumentar que o Bitcoin é inteligência artificial, considerando como ele se opôs aos WMPPs por 12 anos, mas isso será tema para um próximo artigo.

--

--

Explica Bitcoin
Explica Bitcoin

Written by Explica Bitcoin

Alguém cansado de ler tanta bobagem a respeito de um tema importante. Este espaço será utilizado para traduções e para textos autorais

Responses (1)