SEIS RAZÕES PARA RETIRAR SEUS BITCOINS DAS EXCHANGES

Explica Bitcoin
7 min readOct 3, 2021

Porque você precisa ter as chaves do seu próprio bitcoin e nunca armazenar grandes quantias em exchanges.

Esta é uma tradução do texto “SIX REASONS TO WITHDRAW YOUR BITCOIN FROM EXCHANGES” do Arman The Parman, publicado originalmente na Bitcoin Magazine no dia 29 de julho de 2021.

Tradução por Leta.

Com a palavra, o autor:

# 1 — Se suas moedas estão em uma exchange, você precisa da permissão da exchange para gastá-las. Sob sua custódia, você pode fazer o que quiser e pagar quem quiser, quando quiser, com a taxa que quiser.

Você entenderá isso se alguma vez quis mover seu bitcoin de uma exchange e foi bloqueado porque precisava fornecer mais documentos de identificação ou provar sua fonte de renda. Você pode ter sido bloqueado porque atingiu um limite de 24 horas do valor que tem permissão para sacar. Seus fundos podem estar indisponíveis devido à manutenção não programada do sistema. É o seu bitcoin e, no entanto, você está em uma posição impotente.

Bitcoin não se importa realmente com quem você é ou quanto você está negociando. Você consegue mover 100.000 bitcoin e estará livre para fazer isso sem qualquer resistência a qualquer hora do dia, mesmo na véspera de Natal, se o bitcoin estiver em sua posse.

# 2 — Suas moedas podem não estar lá. O que você vê é uma promessa de que, se pedir seu bitcoin, eles o darão a você. Mas se a exchange for hackeada ou se o CEO fingir sua morte e pegar as chaves privadas ou se o governo intervir, todas as moedas podem simplesmente sumir.

Os recém-chegados fazem login em sua exchange e veem “Saldo = 1.0 bitcoin” e pensam que esse é o bitcoin. Não é. Esse é um número em uma tela. O bitcoin está no blockchain do Bitcoin, o livro-razão global distribuído. A entidade que pode mover aquele bitcoin de um endereço para outro é a entidade que possui a chave privada que gerou aquele endereço. O usuário de uma exchange não possui a chave privada, a exchange sim! É o bitcoin deles. O bitcoin pertence a quem possui a chave privada. É crucial entender isso.

A exchange tem apenas um acordo legal que o bitcoin pertence ao usuário e eles mostram ao usuário o seu saldo. Mas o usuário só tem um nome de login, uma senha e uma promessa. Não é uma chave privada.

Um pequeno e sinistro truque que o blockchain.com emprega é uma senha de 24 palavras para fazer login no site. Isso PARECE uma chave privada de bitcoin, mas não é. É apenas uma senha de site. O Blockchain.com tem a sua chave privada. Isso é bastante enganoso e confunde os iniciantes quanto à verdadeira natureza de como o Bitcoin funciona.

Muitas exchanges foram hackeadas e moedas foram roubadas dessas exchanges:

  • Mt. Gox é o primeiro e mais famoso.
  • Quadriga CX, uma exchange canadense, faliu depois que o CEO — a única pessoa na empresa com acesso às chaves privadas (supostamente) — morreu (supostamente) durante uma viagem à Índia. Os usuários perderam todos os seus bitcoins.
  • Cryptopia, uma exchange na Nova Zelândia. Eles foram hackeados e os usuários perderam seus fundos.
  • Binance. $40 milhões em bitcoin foram roubados, mas Binance era rico o suficiente para tornar seus usuários inteiros. Constrangedoramente, o CEO pediu uma reversão do blockchain do Bitcoin para recuperar os fundos perdidos, mas foi ridicularizado pela cidade.
  • Mais recentemente, o CEO de uma exchange turca fugiu do país com $2 bilhões em bitcoins.
  • Houve muitos outros dos quais eu nunca tinha ouvido falar.

Não há como saber se uma exchange foi realmente hackeada ou se foi um trabalho interno de um funcionário desonesto. O ponto principal é: se eles segurarem seu bitcoin, você está confiando que eles agirão com honestidade e segurança.

Você pode não confiar em si mesmo com a custódia do seus bitcoins. Isso é compreensível. Mas é sua responsabilidade educar-se sobre o tema ou, pelo menos, a custódia colaborativa parcialmente custodial. A maioria dos primeiros Bitcoiners provavelmente está sentando em um monte de bitcoin. Eles devem intensificar e cuidar de suas moedas. Pessoas totalmente novas no bitcoin podem armazenar suas pequenas pilhas iniciais nas exchanges e isso não importa muito. Mas você que chegou cedo deve assumir a responsabilidade. Todas as informações estão disponíveis online e gratuitamente.

# 3 — Se as moedas forem deixadas na exchange, eles podem se envolver em empréstimos de reserva fracionária, inflando efetivamente a oferta de bitcoin. Se houver uma retirada em massa por parte do público, as exchanges podem ir e irão à falência se não tiverem as moedas que foram prometidas.

A reserva fracionária é a prática fraudulenta para aceitar um depósito e depois emprestá-lo, mas o depositante tem a ilusão de que seu dinheiro ainda está disponível. De alguma forma, isso é comum e legal no mundo dos bancos fiduciários. Se um bitcoin for depositado e depois emprestado, o depositante não deve ter acesso, semelhante a um depósito a prazo. Isso seria reserva total ou banco um para um.

Se o depositante solicitar seus fundos, então o que é devolvido a eles são os fundos de outro depositante e, em teoria, ninguém fica ferido. Mas se muitas pessoas querem seus fundos de uma só vez, as obrigações não podem ser cumpridas.

Essa prática não apenas infla a oferta de dinheiro, mas também é um risco sistêmico.

Ao retirar suas moedas, você elimina o risco de uma corrida ao banco de bitcoin.

Trace Mayer, um Bitcoiner que era amado pela comunidade, deu início ao Dia da Prova de Chaves, no aniversário do primeiro bloco de Bitcoin, 3 de janeiro. Isso deu início a um movimento em que os usuários de Bitcoin comemoram retirando todas as suas moedas das exchanges ao mesmo tempo, colocando estresse no sistema, para manter as exchanges honestas. Qualquer exchange que funcionasse com reservas parciais poderia ser exposta se um número suficiente de pessoas participasse.

# 4 — Um dia os governos podem proibir as retiradas para carteiras privadas, deixando suas moedas presas e muito menos valiosas. A economia real do bitcoin consistiria no mercado ponto a ponto aberto fora das bolsas, enquanto as moedas presas dentro das bolsas seriam inúteis.

Estou esperando que os governos tornem extremamente difícil ou proíbam totalmente as moedas de deixar as exchanges em carteiras privadas. Vamos lutar, sem dúvida. Mas o esforço dos governos será inútil. A maioria dos bitcoins não está nas exchanges. Minha estimativa é que cerca de dois milhões de moedas das 18,7 milhões mineradas estão em exchanges.

O futuro do Bitcoin é como dinheiro ponto a ponto, com a maioria dos pagamentos feitos na Rede Lightning. As moedas em uma exchange não podem cumprir essa função. As moedas de exchange sempre terão um intermediário de quem você precisará de permissão para fazer pagamentos.

As moedas presas nas exchanges devido a leis não podem ser usadas como o bitcoin se destina e serão menos valiosas. Se eu oferecer um serviço e cobrar em bitcoin, só aceitarei bitcoin real fora das exchanges. Não aceitarei pagamentos de bitcoins presos em exchanges. Eu não estarei sozinho. Portanto, surgirá uma diferença de preço entre o bitcoin real e o bitcoin preso nas exchanges.

# 5 — Pessoas poderosas que querem que o Bitcoin falhe PODEM estar a descoberto em mercados futuros. Se nós, a resistência, comprarmos bitcoin e o extrairmos do pool de negociação, iremos eventualmente impor uma dissociação do preço do bitcoin de papel versus bitcoin físico.

Estamos lutando contra as pessoas que imprimem dinheiro fiat. É fácil para eles vender bitcoin a descoberto e suprimir o preço porque podem imprimir dinheiro e, portanto, não têm risco real.

* Clique aqui para ler mais sobre como a venda a descoberto pode afetar o preço dos ativos.

É por isso que eles vão falhar: há um exército de Bitcoiners, verdadeiros crentes, que estão regularmente comprando bitcoin e retirando moedas das exchanges. A maioria das moedas já estão fora das exchanges. Se o ataque a descoberto tiver sucesso em reduzir o preço, os Bitcoiners irão ansiosamente pegar os sats baratos e remover ainda mais bitcoin das bolsas.

Os mineradores podem, de certa forma, reabastecer o estoque de moedas nas exchanges. Atualmente, os mineradores poderiam teoricamente despejar 900 bitcoin por dia nas bolsas. Quando os HODLers removem 900 bitcoins por dia, o preço é relativamente estável. Apesar disso, é claro que podem ocorrer grandes flutuações de preço, já que os comerciantes compram e vendem moedas entre si. Porém, à medida que mais e mais moedas são removidas e a oferta de mineração diminui (diminui pela metade a cada 4 anos), chegará um ponto em que não haverá bitcoin suficiente disponível. Isso causará um desacoplamento do preço do papel do bitcoin no mercado futuro e do bitcoin real exigido por HODLers ou comerciantes.

Faça parte do exército do DCA para antecipar este dia e tornar o bitcoin um sucesso mais cedo. Empilhe sats regularmente e remova as moedas das exchanges.

# 6 A menos que você coloque moedas em sua própria custódia, você nunca apreciará totalmente como o Bitcoin funciona.

Se você não aprecia, você não comprará o suficiente. E você vai se arrepender disso.

Você precisará aprender mais sobre autocustódia e executar um node. Isso também vai explodir sua mente e levá-lo mais perto da verdade de como essa tecnologia é incrível. Você pode até começar a usar a Lightning Network e ficar totalmente obcecado. No bom sentido.

--

--

Explica Bitcoin

Alguém cansado de ler tanta bobagem a respeito de um tema importante. Este espaço será utilizado para traduções e para textos autorais