Revolução silenciosa

Porque no meio de uma crise econômica eu estou olhando tanto para o Bitcoin.

Explica Bitcoin
4 min readMay 31, 2022
A porta para o novo mundo.

Texto do pleb Lawrence®

Tentei entender sobre investimentos num passado remoto. Aqueles dos vídeos que transbordam no YouTube. Só que não sentia confiança naquilo. Mas, mesmo assim comecei a estudar uma coisa aqui, outra ali, comprei livros, pensei na análise de uma maneira mais abrangente, pensei em tirar certificados de investidor e sempre tinha uma coisa estranha rolando na minha mente. Uma espécie de incômodo.

Uma sensação de que não era meu jeito de fazer investimentos, mas como todos os meus amigos mais próximos estavam investindo então cismei de acompanhar a maré. Logo de cara achei as coisas fáceis, era só fazer uma avaliação pequena e esperar, assim eles diziam.

Então depois de tanta má vontade em entender, eu desisti. Aquilo não é pra mim. Gente falando de mercado aberto, bolsa de valores abrindo e fechando, sentia como mais um na multidão, não tem algo a mais.

E aí entrei em outras páginas de investimentos e como sempre o algorítimo me mostrando que todo mundo estava ficando rico com criptomoedas e eu não podia ficar de fora desse mercado milionário (FOMO, deixe a pessoa com a sensação de que ela está perdendo algo). NFTs, Tolkenização da economia, ICO, IFO, mineração, metaverso, terreno de 20 mil, macaco de 2 milhões e por aí vai.

Comprei alguns tokens (que se desvalorizaram depois, pois não tinham fundamentos), ví como era uma DAO e fiquei animado. Esperançoso até. Mas ainda não tinha nenhum resultado positivo daquilo tudo. Além disso, sentia algo estranho no ar, como algo mordendo minha cabeça.

Lembrei que desde 2013 ouço falar de um tal de bitcoin, que na época custava, deixa eu ver aqui… Em 2013, um bitcoin chegou a valer US$ 1.120, essa época falei que não compraria porque estava caro de mais e não teria como pagar. Ah! Já sei o que você pensou. Sim. Posso lidar com isso.

Aí resolvi “investir” em bitcoin, claro que junto com outras criptos, MANA, CARDANO, BNB. (Porque você tem que diversificar eles dizem)

Mas também resolvi ler um pouquinho do tal bitcoin. Sou curioso e isso me levou a ler um artigo, esse artigo me levou a seguir umas contas no Twitter e com as pessoas no Bitcoin Twitter, obrigatoriamente, tive que ler mais. E aquela coisa que estava mordendo minha cabeça ficou ainda mais feroz. Como pode um ativo digital valer tanto? Como pode essas pessoas aqui ficarem no twitter falando que Bitcoin é a salvação?

Deve ter algo a mais que não to vendo. Não faz sentido.

E ai o tempo vai passando, eu vou vendo cada vez mais sentido nas coisas. A primeira atitude que tomei nessa época foi converter todas as outras criptos em bitcoin (claro que tive umas perdas, mas era melhor garantir logo do que perder mais no futuro). Deixei na corretora que garantia que era descentralizada e esqueci, porque eles falavam que você tinha que segurar o bitcoin num tal de HODLER.

Lá estava eu, crente que estava a frente do meu tempo, HODLER!!!.

Tenho bitcoin numa corretora que cobra um rins para fazer qualquer coisa. E esqueci esse assunto durante algum tempo, enquanto o preço do bitcoin despencava como uma furadeira de petróleo.

Mas ainda sim, tinha alguma coisa que eu não tava entendendo. Mas deixei pra lá.

Até que a LUNA faleceu!

Não to falando da minha gata, que coincidentemente tem o nome do finado tolken.

Ali, naquele dia, eu entendi, numa pegada só: O que era shitcoin; porque é fundamental ser descentralizado e como que o Bitcoin não pode passar por isso.(no caso, a falência).

E ai minha mente entrou em retrospecto.

“Ah! Agora entendi o protesto dos caminhoneiros no Canadá!!”

“Ah! Agora entendi porque usam Bitcoin na Ucrânia em guerra”

“Ah! Agora entendi o que é você ser seu próprio banco!”

“Dinheiro separado do estado.”

E agora que entra a parte interessante. Surgiram novas perguntas!!

Como que eu terei posse dos meus satoshis?”

“Se só tem 21 milhões de bitcoins, como que todo mundo poderá usar?”

“Porque chamam de ouro digital?”

Sabe quando vem uma chuva de perguntas na sua cabeça e você não consegue entender nada e só fica ali parado, estático? Então, fiquei assim. Resolvi que iria fazer minha custódia, que iria aprender mais e que iria espalhar a palavra de Satoshi por aí como um testemunha de Jeová!

Mas a maioria, não me deu ouvidos, nem se esforçou em aprender. E só achei conforto e um lugar para falar sobre Bitcoin na comunidade de Bitcoinheiros que tem tanto no Twitter, quanto no Discord e no Element.

E aqui tem uma coisa que tenho que ressaltar, o preço continuava a despencar e isso não me apavorou como num passado distante. Eu tinha recebido uma coisa que o lucro ou o prejuízo não podiam me tirar, eu tinha recebido uma ideia. E você deve saber né, “ideias são à prova de balas”.

Uma ideia fixa na mente; um norte; um propósito; uma causa. Ficou mais tranquilo de entender o que esperar para o futuro. Fez mais sentido aquele desconforto que eu sentia antigamente.

Eu ainda tenho vontade de gritar para todo mundo mas como essa é a revolução mais silenciosa de todas, estou aprendendo a me segurar, falar para quem está disposto a ouvir.

Respondendo a pergunta inicial. Por que estou olhando tanto para o Bitcoin durante uma crise econômica? Porque estou na portinha da toca do coelho e isso já fez mais por mim do que qualquer dinheiro.

--

--

Explica Bitcoin
Explica Bitcoin

Written by Explica Bitcoin

Alguém cansado de ler tanta bobagem a respeito de um tema importante. Este espaço será utilizado para traduções e para textos autorais

Responses (1)