Por que Bitcoin e não Shitcoins?
Esta é a tradução para português do texto “Why Bitcoin, not S***coin” do Aleksandar Svetski, publicado originalmente na Bitcoin Magazine no dia 11 de junho de 2021.
Tradução por Leta.
Com a palavra, o autor:
Por que o bitcoin não é apenas o melhor investimento do nosso tempo, e a única “criptomoeda” boa, mas também (e principalmente) o único lugar moral, econômico e filosoficamente sólido para armazenar sua riqueza.
Dica: além do Bitcoin, é TUDO shitcoin.
Muitas vezes sou questionado sobre “qual criptomoeda” é uma boa para investir. Claro, minha resposta é sempre bitcoin. Ponto.
Neste artigo, gostaria de expor a lógica de três ângulos:
- Econômico
- Filosófico
- Moral
Todos eles se entrelaçam e se fortalecem mutuamente. Se você é um Bitcoiner, espero que isso o lembre do por que estamos aqui. Se você é um nocoiner ou um multi-coiner, espero que isso ajude você ao longo do caminho e também a perceber por que os Bitcoiners são tão inflexíveis sobre isso.
Não é uma mente fechada, mas uma chegada ao ponto da verdade. Temos uma oportunidade de derrubar o Golias. Perder tempo com distrações não ajuda você, eu ou qualquer outra pessoa nesse assunto.
Vamos começar.
A JUSTIFICATIVA ECONÔMICA
Em um período de tempo longo o suficiente, cada governo emitiu dinheiro, criptomoeda, ação, título, propriedade ou ativo de qualquer tipo tenderá a zero quando precificado com o dinheiro mais sólido, mais líquido e sólido que já apareceu.
E não vai acontecer por decreto fiduciário de alguma organização ou instituição. Isso acontecerá por pura seleção natural econômica, ou o que eu gosto de chamar de “Darwinismo Econômico”.
O DINHEIRO É O PILAR DE TODA A CIVILIZAÇÃO.
É como armazenamos e trocamos o produto do nosso trabalho e medimos subjetivamente nossas contribuições individuais para a sociedade. É o tecido que nos une. Ele nos permite cooperar através do tempo e do espaço, tanto em maior escala quanto em maiores graus de complexidade. O dinheiro existiu e sempre existirá. A única coisa que muda e evolui com o tempo é o que usamos como dinheiro.
Agora chegamos a um ponto em que o dinheiro pode ser representado perfeitamente.
O DINHEIRO É O MAIOR MERCADO.
Não existe um segmento maior do mercado global. Nem energia, nem comida, nem transporte, nem governo, entretenimento, saúde ou qualquer outra coisa.
O dinheiro é maior do que todos eles, porque representa todos eles, combinados.
Hoje, porque quebramos o dinheiro, muitos de nós temos diferentes ativos com diferentes atributos de modo a armazenar valor e proteger nossa riqueza. Mas, com o surgimento de um dinheiro perfeito, que é imune a confisco, inflação e corrupção, que pode ser levado para qualquer lugar, a qualquer hora e enviado ou recebido por qualquer pessoa por qualquer motivo, sem necessidade de autorização, veremos o prêmio monetário sendo armazenado nesses outros bens ou ativos diminuem.
À medida que o Bitcoin se transforma em uma unidade de conta, por meio da qual todos os outros bens, serviços e qualquer coisa de valor são medidos, o poder de compra de um bitcoin completo tenderá a alturas que poucos poderiam hoje imaginar.
Meu amigo Knut Svanholm descreveu com mais precisão:
Tudo o que existe, dividido por 21 milhões.
NECESSIDADE ECONÔMICA
À medida que mais pessoas percebem que o produto de seu trabalho (ou seja, sua riqueza, suas economias e seu dinheiro) está sendo constantemente corroído, elas procurarão armazená-lo em algo que não pode ser diluído. Bitcoin é a melhor opção possível. É acessível em todo o mundo e pode ser armazenado como informação pura, não adulterada e não confiscável.
Quer você seja rico ou pobre, esquerda ou direita, empregador ou empregado, armazenar sua riqueza em algum lugar seguro está ficando cada vez mais importante.
Da mesma forma, você não trabalharia a semana toda apenas para aceitar sal de seu empregador como pagamento, à medida que mais tempo passa, menos e menos pessoas aceitarão emissão de governos inferiores ou moeda fiduciária emitida por desenvolvedores aleatórios como pagamento por qualquer um de seus bens e serviços
Na verdade, as gerações futuras olharão para nós hoje e se perguntarão como, em nome de tudo o que é lógico, acreditamos que medir nossa riqueza em uma moeda ou dinheiro emitido por algum senhor supremo, que se desvalorizou com o tempo, fez sentido. É a antítese da noção de progresso e liberdade.
BITCOIN É DINHEIRO PERFEITO.
O Bitcoin é superior a todas as outras formas de dinheiro porque incorpora perfeitamente todos os atributos do conceito do que é o dinheiro. É código aberto; sempre; não apenas fixo, mas conhecido no suprimento; verificável por qualquer pessoa; voluntário; sem permissão; digital e diretamente enraizado na segunda lei da termodinâmica. Como resultado, ele desempenha as funções do dinheiro com perfeição.
É a reserva perfeita de valor:
Sei exatamente o quanto tenho em relação ao todo e sei que esse todo não pode ser diluído, alterado ou cooptado.
É o meio de troca perfeito:
Posso enviar o que eu quiser, para quem eu quiser, quando eu quiser e não há poder no universo que possa me impedir de fazer isso.
É a unidade de conta perfeita:
Posso medir todos os outros bens e serviços em sats. E conforme o poder de compra cresce, sua natureza puramente digital significa que podemos continuar a subdividir as unidades para medir bens e serviços menores e mais fracionários, para sempre.
O melhor dinheiro sempre vence.
Não há resultado onde o Bitcoin perde, porque o melhor dinheiro sempre vence pela força absoluta da seleção natural e da sobrevivência.
O ouro e a prata saíram vitoriosos ao longo de milênios de guerra monetária. Notas promissórias lastreadas em ouro esmagaram o mercado da prata. O ouro foi então derrotado por seu leviatã: o decreto do estado-nação.
Agora, o bitcoin emerge, como o predador alfa do dinheiro, e retirará todos os ativos de seu prêmio monetário.
Isso já vem acontecendo há 12 anos consecutivos. Vá em frente e meça qualquer ativo do mundo em relação ao bitcoin, e você descobrirá que ele caiu algo entre 90% a 99% desde o seu início, quando precificado em bitcoin.
E isso é apenas o começo. O Bitcoin ainda não começou a sugar o ar das classes de ativos maiores.
Fonte:
Quanto mais longo o gráfico, pior ele parece para o dólar americano.
Este é um gráfico de registro, então a queda não parece tão drástica, mas você pode ver que o USD desvalorizou várias ordens de magnitude em relação ao bitcoin
Veja o gráfico completo e os dados clicando aqui.
EFEITOS DE REDE CONVERGENTE
O dinheiro, como a linguagem, tem um efeito de rede convergente, o que significa que ele é mais útil quando em um padrão comum.
Na verdade, os meios de transporte, transmissão e comunicação convergem todos em torno de padrões específicos para otimizar a eficiência.
Você vê isso em todos os lugares:
- A pilha de protocolos que representa a Internet, ou seja; TCP / IP, HTTP
- A bitola dos trilhos do trem (que era a mesma das bigas romanas)
- Tamanhos de contêineres de envio
- Vogais e consoantes em qualquer idioma específico
O dinheiro é a linguagem mais antiga e grandiosa, e o meio de transmissão de energia que todos utilizam. É como medimos, armazenamos e negociamos a ação humana e está conosco desde o início dos tempos.
Como resultado, o dinheiro é um jogo em que o vencedor leva tudo.
Por ser a linguagem mais importante de todas, e, porque cada indivíduo deseja selecionar naturalmente aquela que desempenha melhor cada função do dinheiro, o dinheiro mais difícil de ser obtido, mais sólido e mais poderoso sai por cima.
Hoje, o USD reina supremo não por mérito, mas porque ele é imposto pela força de um estado-nação. O bitcoin será o padrão global, não devido a algum decreto fiduciário ou da força do estado-nação, mas por meio da seleção natural do mercado.
Isso é o que o torna tão poderoso.
A JUSTIFICAÇÃO FILOSÓFICA
O caso econômico do bitcoin origina-se da filosofia do Bitcoin e dos princípios que ele incorpora. O Bitcoin trata de um afastamento dos “governantes” em direção às “regras” (“rules, not rulers” em inglês).
Ele faz isso devido a uma série de atributos selecionados pelo mercado que possui e, porque, surgiu organicamente em uma ordem dependente do caminho. As três principais inovações do Bitcoin são:
- Escassez digital
- Consenso autônomo
- Imutabilidade digital
Esses são os resultados do momento de transição “zero a um” ocorrido em 3 de janeiro de 2009, com o bloco de gênese do Bitcoin.
A imaculada concepção ocorreu e o caminho que o Bitcoin percorreu desde então não pode mais ser repetido. Foi uma gênese única na história e uma série de eventos dependentes do caminho (ou, para quem lembra das aulas de matemática: a ordem de fatores altera o produto nesse caso).
Agora temos um dinheiro perfeito e uma rede monetária perfeita que qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode usar e/ou construir.
Este é o futuro, e o que se segue são elementos da filosofia Bitcoin que o tornam único.
DESCENTRALIZAÇÃO
A palavra “descentralizado” é muito usada, mas não significa muito fora do contexto de controle real ou verificabilidade barata no nível do indivíduo.
Em 2017, tivemos a “guerra do tamanho de blocos” com uma facção de Bitcoiners que acreditava que a taxa de transferência transacional na camada de base era mais importante do que garantir que a rede fosse verificável da forma mais barato possível.
Vários forks de Bitcoin se separaram da cadeia principal e houve até mesmo uma tentativa de mineradores e grandes exchanges de forçar a rede a dobrar o tamanho do bloco como parte de algum “meio-termo razoável”.
Estes forks e “meio-termo razoável” também falharam, mostrando não apenas a resiliência da rede ao ataque (seja interno ou externo), mas a natureza descentralizada inerente ao Bitcoin. Os cidadãos da rede, os operadores de nodes, rejeitaram as versões corporativas e dos “soberanos” do bitcoin, e os HODLers continuaram apostando no Bitcoin e não em alguma versão falsificada.
Hoje, é mais barato do que nunca executar seu próprio node e, como tal, a topografia de rede do Bitcoin está cada vez mais descentralizada. Na verdade, é a única rede na qual você pode ser um cidadão de primeira classe que aplica as regras de consenso do Bitcoin por menos de US $100 (no Brasil montar um node gira em torno de R$2000).
O Ethereum, por exemplo, é tão inchado que VOCÊ NÃO PODE baixar a blockchain e executar um node. Na verdade, está prestes a ficar muito pior porque, uma vez que o Ethereum realmente passar para Proof of Stake, os 32 ETH necessários excluirá automaticamente 99,9% das pessoas. Em outras palavras, o Ethereum será administrado por aqueles com toda a ETH. Parece um banco central moderno para mim.
Os apoiadores do Bitcoin Cash e do Bitcoin SVs estão no mesmo barco. Eles escolheram dimensionar sua camada de base linearmente, aumentando o tamanho do bloco. Deixando de lado os blocos vazios (ou seja, ninguém está usando essas redes), isso resultou em uma blockchain inchado com um único grupo de validadores (apenas os mineradores). Não há operadores de nodes nessas redes e quanto maior for a blockchain delas e quanto mais lixo eles jogam nessas blockchains, mais exigirá que os operadores de nodes no nível de data center não apenas minerem, mas realmente armazenem seus blockchains, levando à centralização completa.
Eles já estão lá. O BSV é basicamente administrado por uma empresa: CoinGeek. O Bcash é dirigido por Roger Ver. Ou seja, tchau descentralização.
Os trade-offs feitos pelos Bitcoiners e pela rede Bitcoin foram naturalmente selecionados para garantir a máxima descentralização e, como tal, a máxima aversão a mudanças de qualquer tipo. É aí que reside a sua força como padrão.
Nic Carter escreveu um artigo brilhante sobre as compensações do Bitcoin aqui: “Bitcoin Bittes the Bullet” (algo como “Bitcoin morde a bala”).
CAMADAS
A natureza escala em camadas. A engenharia escala em camadas. Todas as escalas de cooperação humana ocorrem em camadas. Redes de comunicação, meios de transmissão de energia e todas as outras redes que conhecemos, escalam em camadas.
A abordagem em camadas da rede Bitcoin está alinhada com o que funciona.
Não é apenas impossível fazer com que uma única camada faça tudo, mas é uma busca absolutamente ridícula.
Tudo o que você adiciona começa a impactar outros elementos. O que algumas pessoas não conseguem perceber (assim como planejadores centrais e burocratas) é que toda ação tem uma reação e toda decisão tem um custo ou uma consequência.
No exemplo anterior, observei que, ao tentar empinar mais transações e dados na camada de base, você torna mais caro para as pessoas executarem um node, impactando assim a descentralização da rede.
O mesmo se aplica à tentativa de tornar a camada de base privada. O custo de fazer isso é o sacrifício da verificabilidade e auditabilidade da cadeia de base. Esse não é um preço que precisamos pagar, especialmente quando podemos abstrair a privacidade para uma camada superior.
Um dos maiores pontos fortes do Bitcoin é sua linguagem de script nativa, que permite a codificação de contratos simples. Isso permite a abstração de coisas como taxa de transferência da transação, autorização multipartidária e privacidade sem ter um impacto na segurança, descentralização e imutabilidade da camada de base.
Na verdade, permite que o Bitcoin seja escalonado exponencialmente em várias dimensões. Com a rede Lightning, por exemplo, qualquer pessoa pode ser um node para transações, o que significa que o rendimento pode ser dimensionado geometricamente.
Isso é incrivelmente importante, mas parece se perder nos pensadores lineares.
Finalmente, a natureza em camadas do Bitcoin significa que não apenas os efeitos de rede ficam mais fortes e compostos em si mesmos, mas a rede se torna cada vez mais descentralizada. Introduzimos novas camadas na rede, cada uma com sua própria pele em risco, tornando cada vez mais difícil para qualquer participante, grupo ou camada ter influência sobre o outro.
É a perfeição da engenharia.
RESISTÊNCIA DE CENSURA
Quando as pessoas falam sobre descentralização, não percebem que isso é, na verdade, um meio para um fim mais importante.
Esse fim é a resistência da rede à mudança ou censura.
Este é categoricamente o atributo mais importante para um dinheiro digital global. Algo cuja oferta não pode ser alterada, cuja função de meio de troca não pode ser censurada e cujas regras não podem ser dirigidas por ninguém.
E como o Bitcoin consegue isso?
CUSTO.
Bitcoin transforma energia bruta, via trabalho computacional (algo que não pode ser forjado ou falsificado) em energia monetária, dando-nos uma garantia termodinâmica de verdade. Isso é ainda mais aprimorado pela disseminação de operadores de full nodes, HODLers, operadores de segunda camada e de infraestrutura em todo o mundo.
Não há quantidade de dinheiro disponível ou coordenação possível para tentar cooptar a rede. O gato está fora da bolsa.
Para saber mais sobre imutabilidade e segurança como funções do CUSTO (ou seja, Proof of Work), não “blockchain”, consulte os capítulos iniciais do The Bitcoin Times, “Edition One” e “Breaking The Blockchain”.
VERIFIABILIDADE
Conforme mencionado na seção sobre descentralização, uma das principais propostas de valor do Bitcoin é que qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode verificar as regras e o status da rede, a qualquer momento.
Além disso, quem o faz é, na verdade, quem faz cumprir as regras da rede em nível local.
A verificabilidade barata, simples, rápida e fácil está no cerne do que torna o Bitcoin não apenas robusto, mas extraordinariamente descentralizado.
Isso é uma descentralização prática, econômica e real. Não é uma besteira teórica empurrada por alguns acadêmicos que construíram um “modelo” em seu computador e agora estão reivindicando algum “coeficiente de descentralização”.
A progressão é a seguinte:
Verificabilidade → Descentralização → Resistência à censura
INDIVIDUALIDADE
Bitcoin não é democrático. É puramente anárquico.
É aplicado ao nível do indivíduo. Quando executo meu full node, aplico as regras do Bitcoin para mim. Acontece que estou alinhado (ou em consenso) com milhões de outras pessoas que também administram as regras do Bitcoin por conta própria.
Não somos forçados a concordar. Ninguém nos “disse”. Não somos organizados por alguma autoridade central. Nós o administramos localmente e alcançamos consenso globalmente.
Esta é a perfeição do mercado livre em ação. Na verdade, é o sonho do agorista, voluntarista, libertário e anarco-capitalista.
É uma rede com regras, que aplicamos como indivíduos e é formada por outras pessoas que concordam e aplicam as mesmas regras
Ao contrário dos modelos coletivistas corruptos sob os quais vivemos, onde minha opinião tem um impacto na vida, liberdade ou propriedade de outra pessoa e também a deles na minha, Bitcoin é puro individualismo voluntário.
Minhas decisões não têm influência sobre você, nem as suas sobre mim. Na verdade, esta é a chave para a imutabilidade do Bitcoin. Qualquer um é livre para criar suas próprias regras de Bitcoin ou alterá-las se desejar. Não tem impacto sobre mim e o resto dos Bitcoiners que adotaram e estão aplicando as regras de consenso do Bitcoin para nós mesmos. Aqueles que mudam as regras irão apenas “bifurcar” a sua própria rede, por si próprios (o tal do fork). O resto de nós continua como se nada tivesse acontecido.
A defesa do Bitcoin está em sua total abertura. Não há nada que alguém possa fazer para modificar o meu Bitcoin por mim. Você só poderá mudar o seu, e sem consenso isso não afetara os outros.
VOLUNTÁRIO
O Bitcoin é uma força da natureza que surge em um vácuo de força e coerção. Bitcoin não “obriga” a fazer nada. Não importa se você compra, segura, gasta, salva, envia ou recebe. Bitcoin simplesmente é, e o que você faz com ele é com você.
Os governos e os bancos centrais, por outro lado, forçam você, com o cano de uma arma e ameaça de prisão, a usar seu dinheiro. Se o dinheiro deles era tão bom, por que tanta hostilidade? Por que as leis de curso legal? Do que eles têm medo? E quanto aos padrões duplos?
Por que é perfeitamente legal para eles imprimir e criar dinheiro do nada, mas se você fizer isso, você será jogado na prisão ou será sufocado por um joelho na garganta de algum policial?
Sempre que você for forçado a usar e aceitar algo, saiba que este algo é inferior. Saiba que você é o produto.
O Bitcoin está ganhando não por coerção, mas por pura seleção natural.
Apesar da força, apesar das ameaças, apesar do chamado “poder e promessa dos governos do mundo”, o Bitcoin continua ganhando participação de mercado. Ele continua sugando o ar da sala devido a todo o papel higiênico falso do governo que eles tentam fazer passar por dinheiro.
Nos últimos 12 anos, o Bitcoin começou valendo US $ 0 e, desde então, cada moeda nacional que é forçada por burocratas do governo caiu 99% contra ele. E isso é apenas o começo.
Consulte usdsat.com e casebitcoin.com para obter uma visão clara e empírica das estatísticas do Bitcoin desde o início.
SEM CABEÇA DA SERPENTE PARA CORTAR
Algo que aconteceu com o Bitcoin, que nunca será replicado porque foi um evento único e dependente do caminho, é o desaparecimento de Satoshi. Vamos recapitular:
- Bitcoin surgiu como uma inovação zero-a-um
- Numa época em que algo assim era considerado impossível
- Foi plantado durante a crise financeira global de 2008, com uma mensagem profunda e clara
- Foi captado pelos primeiros cypherpunks e libertários
- Foi rejeitado, ignorado, desacreditado e ridicularizado por todos os outros
- Continuou a se espalhar fora da vista da maioria
- Foi usado no Silk Road, o que provou que não poderia ser interrompido
- Sua prova de trabalho (Proof of Work) cresceu, assim como o número de nodes, HODLers, crentes e a infraestrutura necessária para mover as pessoas do fiat para o Bitcoin
- O criador desapareceu e deixou para o mundo, para fazermos o que quisermos
Houve um tempo em que matar o Bitcoin era possível, e foi em algum momento de seus primeiros anos de vida. Mas em vez disso, todos riram. O gato agora está bem e verdadeiramente fora da bolsa.
Ao contrário do Ethereum ou de qualquer outra shitcoin lá fora, que se o governo quiser cooptar ou fechar, basta ligar para a matriz, o Bitcoin é impossível de desligar. Não há interruptor de eliminação. Não existe um botão “desligar”. O Bitcoin sobreviverá à internet, à rede elétrica e sobreviverá a todos nós. Da mesma forma que você não pode matar uma ideia, não pode desligar as informações. A informação vive em nós, através de nós e ao nosso redor. Este é o presente que Satoshi nos deu quando ele desapareceu.
Por isso, ele ficará para a história como o maior herói de todos os tempos.
A JUSTIFICAÇÃO MORAL
O caso moral origina-se da filosofia do Bitcoin.
REGRAS, NÃO REGRAS
A razão de ser do Bitcoin é a eliminação de governantes que podem fazer mandatos arbitrários que beneficiam um grupo às custas de outro.
É um padrão monetário comum, baseado em regras voluntariamente aplicadas por cada indivíduo que faz parte da rede. Bitcoin é contra fiat de qualquer tipo, seja emitido pelo governo, algum indivíduo privado ou um grupo de cripto nerds que aspiram ser nossos futuros mandatários.
É por isso que o Bitcoin é amplamente odiado por estatistas, banqueiros centrais, burocratas, blockchainers, entusiastas do lixo, pessoal de fintech, comerciantes, macro analistas e guerreiros da justiça social de todos os tipos.
Todos eles querem que você seja subserviente a eles.
O Bitcoin te permite ficar em pé com os ombros para trás, se tratar como alguém de quem você gosta e a não ser subserviente a ninguém.
Bitcoin é uma ferramenta para máxima soberania e liberdade pessoal, e Bitcoiners são seus irmãos e irmãs de armas, que querem o melhor para si e o encorajam a querer o melhor para você.
Bitcoin é a ferramenta economicamente mais poderosa, projetada para derrubar o sistema financeiro corrupto atual que destruiu famílias, o meio ambiente, a educação, a moral, os recursos e o tempo. Bitcoiners são os guerreiros pacíficos que defendem essa visão e não vacilarão.
É por isso que sou um Bitcoiner. Há uma enorme diferença entre nós e o resto da indústria “cripto”. A captura de tela a seguir resume bem:
GUERREIROS, NÃO OPORTUNISTAS BARATOS
Você sempre pode distinguir uma pessoa de finanças ou de “criptomoedas” pelo medo irracional que ela tem de simplesmente deixar ir e permitir que as pessoas decidam por si mesmas, ou sua necessidade incessante de querer controlar tudo e seu desejo de ser o governante.
Na verdade, é bastante patético e deve resultar em parte de uma profunda insegurança em sua própria psique. Porque eles não têm nenhuma disciplina pessoal, eles precisam se validar projetando controle sobre os outros.
Você também aprenderá a diferença entre os Bitcoiners e o resto das pessoas de finanças e shitcoins a partir do motivo pelo qual eles estão aqui.
Os bitcoiners irão trancar seus bitcoins em uma cold wallet e nunca tocá-los. Eles vão trabalhar duro para gerar mais valor na sociedade para que possam armazenar sua nova riqueza em bitcoin também. Ao fazer isso, eles não estão apenas economizando para o longo prazo e reduzindo seu consumo pessoal, mas também são produtores líquidos que estão retirando seus insumos econômicos do sistema financeiro legado. Eles estão matando a besta de fome.
Por outro lado, os shitcoiners e os traders tentarão arriscar para chegar à riqueza fiduciária. Em vez de trabalhar em coisas significativas, eles estão empenhados em perder tempo tentando ficar ricos rapidamente, lendo as folhas de chá em gráficos. Eles agregam valor zero para a sociedade. Este jogo é uma das doenças da sociedade moderna e algo que o Bitcoin se opõe fundamentalmente.
Um dos artigos mais brilhantes sobre como o Bitcoin vai desfinanceirizar o mundo foi escrito por Parker Lewis, da Unchained Capital: “Bitcoin é a grande desfinanceiralização”.
DE ZERO A UM, NÃO DE UM PARA N
Bitcoin é uma transformação do dinheiro e das finanças onde substituímos governantes por regras transparentes e verificáveis que qualquer pessoa pode optar voluntariamente. As criptomoedas, por sua própria natureza, são apenas uma réplica do sistema financeiro atual, onde um conjunto de governantes é substituído por outro.
Em vez de Jerome Powell e Christine Laggarde, vamos contratar Vitalik Buterin e Charles Hoskisson. Saia com um grupo de megalomaníacos e entre com outro.
Isso não é interessante nem desejável.
Só porque as shitcoins Ethereum e Cardano compartilham algumas semelhanças digitais com o Bitcoin não significa que eles sejam parecidos com o Bitcoin. Eles têm um emissor, têm uma base, têm um grupo central de operadores que decidem quais são as regras. Eles têm suas próprias equipes de proteção, placas e “pessoal-chave” (os VIPs). Os fundamentos filosóficos sobre os quais suas tecnologias são construídas não são diferentes dos modernos governos estaduais e bancários centrais.
Todas as conversas sobre “governança” e a adoração ao herói de seus respectivos criadores tornam isso tão evidente que você precisa ser intencionalmente ignorante para não ver.
O mundo não precisa de novos governantes.
O mundo precisa de uma rede monetária e um dinheiro com o qual ninguém possa se beneficiar às custas de outro. O mundo precisa de pele em risco, mobilidade social e igualdade de oportunidades monetárias onde os produtivos podem ascender, não importa quem sejam ou de onde venham.
HERÓIS TÓXICOS
Bitcoiners maximalistas são chamados de tóxicos, idiotas, fanáticos religiosos, intolerantes, amebas e qualquer outro nome sob o sol, por todos. Adotamos cada um desses nomes e os transformamos em memes. Somos como máquinas de reciclagem de insultos. A comunidade antifrágil ideal.
Você não encontrará isso em nenhum outro lugar. É realmente um sistema imunológico do tipo glóbulo branco.
Fazemos isso porque sabemos que o Bitcoin é a única chance que temos. Bitcoiners são as pessoas mais galantes, altruístas, corajosas e francas que você vai conhecer, porque eles poderiam facilmente vender suas almas para algumas organizações de shitcoins e jogar um lixo para você, porque estão por aí há tempo suficiente e podem ganhar uma comissão por isso, mas eles não fazem isso.
É a única comunidade que não ganha nada ao nível individual quando você compra bitcoin. A menos que você esteja pessoalmente comprando bilhões de dólares em bitcoin, você não tem influência no preço do bitcoin e na minha riqueza pessoal (diferentemente das outras shitcoins, onde nas menos liquidas é bem mais fácil gerar variações no mercado). O Bitcoin não tem departamento de marketing que me pague para dizer a você para comprá-lo.
Todas as outras shitcoins são diferentes. Eles literalmente pagam às pessoas para venderem seus produtos, o que significa que você é o idiota ao comprá-los.
Nós ficamos de guarda nos portões e denunciamos esse comportamento. Temos feito isso desde o primeiro dia e, apesar da rejeição que recebemos, continuamos, porque sabemos porque estamos aqui.
Somos movidos por uma missão. E essa missão é fundamentalmente salvar o mundo.
Estamos aqui para salvar a força vital da humanidade, é tempo, energia e recursos, não por algum decreto, mas encorajando cada um de vocês a se tornar um indivíduo responsável e soberano que possui o produto de seu trabalho.
Estamos jogando o jogo de longo prazo.
TEMPO E DESPERDÍCIO
Os bitcoiners reconhecem que a maior praga para a humanidade é o desperdício. Desperdício em termos de recursos naturais e energia que usamos e do tempo gasto com eles.
Em um nível fundamental, o dinheiro representa três coisas:
- Tempo
- Energia
- Recursos naturais
O dinheiro fiat é a criação que mais desperdiça os recursos do planeta porque não mede nada com precisão. Na verdade, por criá-lo do nada e desperdiçá-lo, o preço que “o sistema” paga é uma devastação completa e uma perda irreversível do valor do dinheiro fiat.
Quando um governo cria um monte de dinheiro do nada, ele percola a economia, é usado para transformar recursos escassos em algum lixo de plástico de que não precisamos, para que possa ser consumido cegamente por alguém cuja preferência de tempo pessoal foi perturbada.
Escrevi longamente sobre isso neste artigo que encorajo você a ler, “Fiat, Fascism And Communism”.
Crypto, fiat e o resto dessas maquinações existem não para eliminar o desperdício do sistema, mas para criar mais desperdício e mais confusão, enquanto alguns novos mandatários ficam ricos às suas custas.
É uma loucura. E o problema é que as pessoas estão tão empenhadas em tentar passar e “ganhar” o jogo de soma zero fiduciário que vão jogar a cautela ao vento e queimar qualquer quantidade de reputação, recursos, tempo e energia apenas para “fazer um dinheirinho rápido. ”
É um estado de coisas triste e niilista, que o Bitcoin muda profundamente — mas levará tempo.
É por isso que é hora de você defender o que é certo. Já era hora de você se juntar a nós e realmente fazer a diferença, colocando seu dinheiro, seu sangue, suor e lágrimas, onde realmente importa.
Não há nada na terra hoje que terá um impacto mais positivo a longo prazo, porque nada mais muda os incentivos básicos do indivíduo (e, como tal, seu comportamento) como o Bitcoin faz.
Quanto mais cedo você se tornar parte dessa mudança, melhor não apenas para você, mas para o mundo. Para saber mais sobre o motivo, leia a série Jordan Peterson sobre Bitcoin aqui: “Bitcoin, Hierarquia e Território”.
OU SEJA…
Bitcoin é profundo e único, não por um único motivo listado acima (note que eu mal toquei nas razões tecnológicas), mas por conta de todos eles combinados.
É um sistema complexo e emergente que desenvolveu o caminho de forma dependente, em um ambiente adversário desde o primeiro dia.
Isso não pode ser replicado, não importa o quanto alguém tente. É o mais próximo de uma concepção imaculada que jamais chegaremos.
Mas … Apesar de tudo o que eu disse, muitos de vocês continuarão a ser nocoiners ou shitcoiners. Você dirá: “Tudo bem, posso vencer o Bitcoin” ou “Não preciso disso” ou “Não pode ser tão importante”.
E embora essas afirmações não pudessem estar mais longe da verdade, vou deixá-los com mais uma verdade dura, mas importante:
Bitcoin não precisa de você. Você precisa de Bitcoin.
Escrevi um artigo curto e brutal sobre isso no ano passado, que se você é nocoiner ou shitcoiner, dedico a você: DO NOT BUY BITCOIN!
Não importa se você é um indivíduo, uma comunidade, uma organização ou uma nação, você só vai ignorar o Bitcoin por sua própria conta e risco. As decisões que você tomar hoje irão garantir que você seja uma nota de rodapé ou um criador da história. Portanto, escolha com sabedoria.
A ideia de que o mundo vai funcionar com um monte de dinheiro diferente, emitido por um milhão de pessoas diferentes, é como assumir que vamos falar inglês uns com os outros com um número diferente de vogais e consoantes.
Não é apenas ineficiente, mas um método categoricamente quebrado de transmissão de energia que é simplesmente um remanescente de um mundo de moeda fiduciária. Haverá novas formas de fiat que surgirão em todo o lugar ao longo do caminho? Sim, é claro, mas cada um deles tenderá em direção ao seu valor moral (zero) porque qualquer otário que apóie um novo mandatário só se empobrecerá no processo, enquanto seus mandatários e fundadores das shitcoins compram bitcoin, sabendo que não pode ser derrotado.
Bitcoin está mais forte do que nunca hoje e sua influência, massa econômica e gravidade continuarão a crescer.
Bitcoin ou shitcoin.
A escolha é sua.
Pense profundamente.
Escolha sabiamente.