Ok, o que o Bitcoin está disruptando?
Esta é a tradução do texto “Ok, so what is Bitcoin disrupting?”, algo como ‘Ok, o que o Bitcoin está disruptando?’ do Mircea Popescu, publicado originalmente em janeiro de 2015 no seu blog “Trilema”.
Tradução por Leta.
Com a palavra, o autor:
No final da peça O que a ruptura realmente significa, recebi um monte de perguntas bastante pontuais e súplicas bastante entusiasmadas para aplicar a teoria ao ponto do interesse de todos. Tudo bem, vou tentar.
Observe, entretanto, que a maioria deles foi abordada em artigos dedicados ao longo dos anos, e este resumo não substitui sua leitura. É apenas um resumo, os originais ainda são mais importantes. Além disso, e relacionado, qualquer omissão aqui não constitui uma promessa de ausência no futuro — se eu der a vocês um relato resumido de um cavalo que omite seus cascos e você construir algo que depende do cavalo não ter cascos … Você vai travar no processo. Portanto, por essas razões, se você prosseguir com o mero resumo em vez dos artigos reais e, ao fazê-lo, chegar a uma contradição mais tarde, caberá a você — eu me isento de qualquer responsabilidade.
I. Todos os arranjos políticos internos. Isso está implícito em trabalhos experimentais, como o modelo de voz para ativo bitcoin, e frequentemente discutido no próprio canal, mas, no entanto, é difícil compreender diretamente sua magnitude. Significa literalmente todos os arranjos políticos internos: no quarto, entre homens e mulheres, no tribunal, na rua, no restaurante e em qualquer lugar e em qualquer lugar.
Espere ver no futuro uma sociedade organizada muito mais próxima das restrições e princípios que geraram os distúrbios dos aprendizes de Londres na década de 1590, em vez dos diversos disparates que geraram os distúrbios de Los Angeles de 1992.
Depende de você se deseja processar isso nos termos emocionais de “que merda, três séculos do chamado progresso progressivo indo pelo ralo” ou nos termos racionais de “finalmente, todo aquele lixo se foi, boa viagem!”. Não cabe a você, entretanto, influenciar se isso acontece ou não, e quanto mais cedo você chegar a um acordo com a natureza fundamentalmente fraudulenta do chamado “progressismo”, mais fácil será o tempo que terá com o futuro. É, em termos adequados, adaptativo agir assim.
II. Todos os arranjos políticos externos. Bitcoin é um soberano, na grande tradição da Mais Serena República de Veneza. Os Estados Unidos não são soberanos. Não mais. Nem uma única nação europeia, nem sua falida superestrutura político-econômica. Nem qualquer outra nação. A China não é soberana, a Rússia não é soberana, nem Malta. Bitcoin, e apenas o Bitcoin é soberano. As implicações disso, é claro, são tão amplas que podem ser prontamente deixadas como um exercício para o leitor.
Se você faz esse exercício ou não, não importa, no entanto: o tempo sim, você pode simplesmente dar uma olhada na caixa mais tarde e anotá-los, terá o mesmo efeito.
III. Todos os arranjos de negócios. Os contratos, como tais, estão mortos. Conceptualmente morto. Os tribunais, como decorrem disso, também estão conceitualmente mortos (eles estão praticamente mortos por causa de I e II acima, mas de qualquer maneira). Toda uma história de negócios? Foi. Isso é abordado naquele célebre contrato do GPG, não vou insistir.
“Bancos” ou “o sistema bancário” são um nó menor a jusante deste ponto, e isto se estamos falando de considerações “importantes”, como “pode haver um FED”. Coisas como AML / KYC não estão nem na mesa, nós menores de um nó menor de uma artemísia de sessenta centímetros de altura muito afogada em áreas florestais para ter importância, eles sairão sem nem mesmo serem especificamente envolvidos, como os vários mosquitos e tudo o que você joga fora sem saber, sempre que joga fora seu lixo.
IV. Arte. Sim, vai até o fim. Conforme discutido em O que é arte, a arte existe apenas como a manifestação do poder do soberano. O fato de que o Bitcoin se tornou um bem no momento em que todos os outros perderam o status praticamente significa que cada peça que você pensava ser valiosa se tornou inútil, e itens sem valor agora são valiosos. Eles são todos objetivamente tão inúteis, é claro, mas isso está totalmente fora do ponto: as listas de senhorio promulgam arte e, a menos que você esteja nessa lista, ou um cliente de alguém nessa lista que você não está segurando uma obra de arte, mas para um pedaço de lixo.
Sim, você pode conseguir negociar um lugar para artefatos históricos lá, mas aprenda com o fracasso dos “capitalistas de risco”: você deve se submeter, humilde, abjetamente, agora mesmo. Se você demorar, seu lixo pode ir para uma lata de lixo tão especial quanto aquele que contém o jornal de “negócios” de Andreessen Horowitz.
V. Cultura. Sim, isso mesmo: cultura humana absoluta. Esta é provavelmente a parte menos compreensível e mais dolorosa de todo o programa, então vamos facilitar isso seguindo uma conversa recente:
Adlai: mircea_popescu, você já deu uma olhada em bitcointalk.org/index.php?topic=411974.0? (na pior das hipóteses, isso apenas economizaria algum dinheiro)
Promechard: Cadeias Metablock proprietárias para dados arbitrários … (bit.ly/1zeOEfP)
mircea_popescu: Não tenho certeza do que isso deveria ser?
Adlai: Como fazer ações com eficiência.
mircea_popescu: Não é como fazer ações com eficiência, é como incluir pessoas que você não conhece. Eu não estou interessado.
Adlai: Não é isso, talvez você devesse ler o jornal real?
mircea_popescu: Artigos de autores desconhecidos têm chance de serem lidos ~ 0%. Especialmente se os ditos autores estiverem vivos. Deixe-os entrar no WoT (Web of Trust, Rede de Confiança em português).
Adlai: Aqui está uma explicação mais curta da técnica: mathgate.info/promechard.php
mircea_popescu: De alguma forma, não estamos nos comunicando. O que está em questão é a proposição de que as ideias valem qualquer coisa e, de alguma forma, as pessoas podem aproveitar o valor de suas ideias. Isso é falso. As pessoas só podem se apoiar no valor de sua reputação, e as “ideias” não só não têm valor, como também são totalmente sem sentido. Simplesmente não me importo com o que alguns membros fora da WoT pensam que têm a dizer.
Adlai: Quem disse alguma coisa sobre pessoas aproveitando a carona? X Não estou falando de pessoas, estou falando apenas da ideia. Se você quiser que alguma reputação seja associada à ideia, mate o mensageiro.
mircea_popescu: Eu não sou. Eu nunca estou falando sobre nenhuma ideia. A menos que comece com “aqui está o que X disse”, estou ignorando.
Isso, obviamente, é de longo alcance. Ele se encaixa perfeitamente na discussão anterior sobre o tratamento adequado da pseudociência:
Deve-se simplesmente ignorar todo o assunto por atacado, e então permitir que os proponentes apresentem suas ideias de novo, da maneira original em que são tratadas, ou então trabalhem sem saliva e murchem.
Esta ignorância plana e inflexível como o precursor do esquecimento é perfeitamente segura e exatamente a pílula adequada para o veneno em discussão, porque gasta muito pouco esforço produtivo por parte dos membros produtivos da sociedade, enquanto que ao mesmo tempo, forçando sobre os improdutivos o nó górdio exato que eles vêm tentando convencer (e muitos, sem dúvida, esperavam que tivessem conseguido). Esse nó é, obviamente, uma prática, o que quer dizer: se eu declarasse que estou ignorando “todo aquele jazz de Einstein”, toda a física escrita depois de 1900 ou mais e, em seguida, construí uma televisão de tubo catódico que funcionava muito bem sem levar em conta os efeitos quânticos, a destruição e a destruição dos fãs de Einstein seriam em vão: vou apenas encolher os ombros, continuar construindo e vendendo meus aparelhos de televisão e não me importo com o que quer que eles possam escrever. Eventualmente, eles ficarão sem tinta, porque ao contrário do sistema produtivo de fazer coisas, o sistema de busca de subsídios depende de insumos externos para funcionar.
Embora seja verdade que a maioria dos objetos produzidos e consumidos em uma sociedade suficientemente avançada são objetos ideais, e embora seja verdade que a maioria das pessoas em uma sociedade socialista/bem-estarista são idiotas patentes (que não têm uso para objetos ideais e, portanto, poderiam ser valorizados qualquer lista de objetos ideais em qualquer ordem arbitrária, assim como as mentes primitivas dos peles vermelhas originais [os índios americanos] poderiam ser convencidas a valorizar os frutos da indústria de forma bastante aleatória e, em qualquer caso, divorciada de seu valor de mercado real), ainda não se sustenta que os produtores de baboseiras sem valor possam criar um sistema em que possam prosperar e que também seja estável.
Sim, isso significa que muito terá que ser reconstruído. Isso também significa que muitos livros acabaram de ser queimados. Não se deve preocupar muito com este assunto: Paris existe como uma cidade fabulosa estritamente porque passou por esse procedimento nas mãos habilidosas de Haussmann.
Então, sim, estamos reescrevendo o gnupg (nota do tradutor: acho que o Mircea está se referindo a isto). E muitas outras coisas. Isso não é uma coisa ruim, no entanto: não importa o quão mal feito, a reescrita não pode ser tão horrível quanto o original. O século passado produziu a maioria das obras escritas da história, mas também a grande maioria da maculatura. Não há como salvá-lo.
VI. Todo o resto. Considere:
mircea_popescu: “Entre os puristas, a trapaça inspirou uma crise de identidade e atingiu o coração da lenda do automóvel americana.” Heh. Olha, está morrendo, o que você quer com isso. Carros são estúpidos pra caralho. Eles tinham um nicho econômico que nos fazia esquecer temporariamente, mas está fechado.
pete_dushenski: Os ruídos falsos dos carros são porque os carros estão muito bem isolados agora. E os motores são todos turbo porque “eficiência de combustível”
mircea_popescu: Mas a “crise de identidade” não é por causa da mudança no ruído do carro. É porque na mudança nas perspectivas futuras de toda a atividade. Apenas se disfarça de “porque X”, como uma discussão doméstica. Na verdade, é porque vai haver um divórcio.
pete_dushenski: Você está certo, a crise de identidade é a dos americanos como um todo.
asciilifeform: Veja as vantagens: você pode reprogramar o falso alto-falante vroom para relincho de cavalo.
mircea_popescu: Bem, isso é uma coisa, mas especificamente com relação ao carro, todo esse modelo de leis de carro e zoneamento foi morto pela internet. ISSO é perturbação. E está morto e morto e não vai voltar e todos e tudo mudarão para se livrar dos carros e da expansão. E dos deslocamentos e do direito dos “governos” de decidir o uso do solo.
ben_vulpes: A infraestrutura rodoviária dos EUA está caindo aos pedaços devido às despesas de manutenção. A confusão da última geração.
mircea_popescu: Entenda: nenhuma amante é pobre por causa “das despesas”. Ela é pobre porque chupa pau. Só é caro porque realmente acabamos com eles. Caso contrário, eles seriam um “grande investimento”.
pete_dushenski: Gás barato pode dar mais alguns minutos de respiração.
mircea_popescu: Na verdade não, porque não é realmente sobre o gás. é sobre o inconveniente. As pessoas não querem passar uma hora dirigindo, elas querem gastar essa hora jogando em um aplicativo de namoro. (Não para foder, veja bem. Então, dê a eles um trabalho em casa onde nenhuma mulher possa vir e uma maneira de ganhar copos nus e esse é o novo modelo econômico.)
pete_dushenski: Razão pela qual o afegão médio não pode esperar para pegar um carro autônomo.
ben_vulpes: Não foram um grande investimento para essa geração?
mircea_popescu: Sim, eles eram, quando as rodovias foram construídas. Esse é talvez o exemplo mais brilhante do mantra “investimento governamental na queda”. Quando está claro no que gastar o dinheiro, tão claro que até mesmo um governo poderia descobrir, o keynesianismo funciona. Se Bush tivesse gasto TODO o estímulo para tornar as conexões de Internet de 1 tbps universalmente disponíveis, eu não estaria aqui esnobando Horowitz.
pete_dushenski: Mesma coisa que estamos vendo na China no momento. Eles usaram mais concreto nos últimos 3 anos do que os EUA no século passado. Tudo para as rodovias interestaduais e rodovias.
mircea_popescu: Sim. Péssima escolha.
pete_dushenski: “Mas funcionou para os EUA”
decimation: O problema com uma interestadual chique é que custa uma merda de $ $ $ para manutenção. E é claro que é politicamente impossível admitir que “somos muito pobres para ter estradas bonitas”.
pete_dushenski: Quantias de dinheiro impossíveis.
mircea_popescu: Nunca ouvi ninguém reclamar que seu chupador de pau de 16 anos custasse dinheiro para manutenção. As reclamações começam após o 30º aniversário.
decimation: “Mas, quando você soma essas coisas em termos de quanto os consumidores gastam em termos de trabalho, várias viagens de lazer e viagens sem trabalho, e então você olha para o que os remetentes gastam no transporte de mercadorias e assim por diante, e o que o governo gasta com a construção de infraestrutura, estamos falando de parcelas do PIB (Produto Interno Bruto) que se aproximam do valor que estamos gastando com saúde. … E isso é apenas despesas do bolso. “
mircea_popescu: Tudo isso não importava quando se considerava do outro lado os gastos ainda maiores das alternativas disponíveis. Mas esse outro lado evaporou.
decimation: ‘Outro lado’ sendo mais ou menos transporte ‘privado’ e planejamento do uso da terra?
mircea_popescu: Não. “Trabalhar em casa”, “masturbar-se com pornografia e ver as atrações do pinterest”. Trabalho e prazer. resolvido, e muito mais seguro do que realmente ir lá. “Certamente não está contaminado por nenhum queijo”, para citar Cleese.
decimation: MMORPGs e outros jogos semelhantes provavelmente ‘empregam’ muito ‘excesso’ de capacidade nos Estados Unidos.
mircea_popescu: Encontramos IRL uma vez por ano, e mesmo isso é extravagante para metade das pessoas. Ainda assim, nos encontramos aqui todos os dias. E se tivéssemos que dirigir fisicamente para Las Vegas, como Kennedy TINHA QUE nos anos 50? Gostaríamos, é claro. Portanto, “quanto custou a entrada de automóveis” não seria um tópico de conversa, porque Kennedy não está prestes a não foder pares de estrelas por conta de considerações idiotas como essa. Quem aqui está em um pacote econômico de Internet? Todos apenas “me dê o cachimbo mais gordo que você tiver” e “ah, só isso? APRESENTE OS MAIORES!”
asciilifeform: Lol, sim, veja o tópico recente onde ‘o que é um custo de terminal óptico gb, por favor’.
mircea_popescu: Bem, você deveria ter visto as reuniões da cidade nos anos 60. “DEVEMOS TER CINQUENTA PISTAS! CADA MANEIRA!”
asciilifeform: Ria se for preciso, mas minha cidade ainda tem essas mesmas reuniões. A estrada nunca é realmente expandida, é claro. mas existe uma discussão idiota infinita sobre o assunto, desde que eu moro aqui (~ 11 anos)
mircea_popescu: Sim, bem, você está preso.
Todo o resto. Literalmente.