O VALOR INTRÍNSECO DE BITCOIN, CALCULADO USANDO OS CREDIT DEFAULT SWAPS SOBERANOS
O Bitcoin é incrivelmente barato, considerando que fornece seguro para a estrutura financeira dos EUA, bem como para todas as moedas fiduciárias em todo o mundo.
Esta é a tradução do texto “THE INTRINSIC VALUE OF BITCOIN, CALCULATED USING SOVEREIGN CREDIT DEFAULT SWAPS“ do Greg Foss, publicado originalmente na Bitcoin Magazine no dia 06 de outubro de 2021.
Tradução por Leta.
Antes de entrar no texto em si, vamos entender o que é o credit default swap soberano. De acordo com o Wikipedia: “Um credit default swap (CDS) é um contrato de swap que remunera o portador quando ocorre o default da instituição especificada no contrato. Ou seja, caso a instituição específica não pague suas obrigações, o emitidor do CDS terá que pagar o valor dessas obrigações ao portador. [1] Portanto, o preço de um CDS está relacionado com a probabilidade dessa instituição não pagar as suas dívidas. Quanto maior o risco de crédito dessa instituição, maior o valor do CDS, quanto menor o risco de crédito dessa instituição, menor o valor do CDS.”
Ou seja, o CDS é basicamente um seguro para o caso de determinada instituição (ou país) dar o calote e não pagar suas dívidas.
No texto também é usada a notação de bps (basis points) ao invés de porcentagens, mas a conversão é extremamente simples e pode ser feita usando esta tabela:
Dito isso, vamos ao texto. Com a palavra, o autor:
Eu faço referência à minha tese sobre o valor intrínseco do bitcoin neste artigo, originalmente publicado na Bitcoin Magazine em abril de 2021. Ela representa minha visão sobre o valor do Bitcoin (BTC) como o anti-fiat, o fiat é uma pirâmide e como todos precisam de seguro contra o colapso dessa pirâmide. Como a famosa frase de Voltaire: “O papel-moeda eventualmente retorna ao seu valor intrínseco — zero”.
Como Charlie Munger disse, o bitcoin “é veneno de rato ao quadrado”. Bem, Charlie, tome sua pílula, porque o fiat é o rato.
A base do meu artigo é que o BTC é um seguro sobre a deterioração da qualidade de crédito de nações soberanas emissoras de fiat. Como tal, é proteção de crédito em uma cesta de fiats. Quando você possui seguro, você possui volatilidade. Da mesma forma, quando você está comprando crédito, está vendendo uma volatilidade vendida. A maioria dos ativos/mandatos de investimento são vendidos em volatilidade (short volatility). Consequentemente, o mundo dos investimentos é de vendidos em volatilidade e precisa desesperadamente compensar esse risco com seguro (ou seja, com ativos comprados em volatilidade).
Em meu artigo, calculei o valor intrínseco do BTC nas taxas do CDS (credit default swap) e no passivo total das nações do G-20. Este cálculo dinâmico aumentará em valor à medida que o preço do seguro aumenta. Um aumento no preço do seguro se reflete em uma ampliação dos spreads de CDS. Bem, os spreads aumentaram por uma série de razões. Por exemplo, o CDS da China aumentou devido ao contágio da precipitação de Evergrande. O CDS do Canadá se ampliou porque temos políticos irresponsáveis que acabaram de ser reeleitos, mas eles “não se importam com a política monetária”. E o CDS dos EUA aumentou porque, bem … há quatro ou cinco motivos, mas o mais preocupante é que a elite política está jogando jogos de palavras com potencial de inadimplência (o tal default, em linguagem econômica).
Acordem! Isso não é um teste. Os riscos de contágio estão aumentando devido à potencial estagflação global (veja o excelente artigo de Dylan LeClair e Sam Rule, publicado na edição Deep Dive # 072). O valor intrínseco do BTC aumentou desde o início deste ano, quando originalmente calculei o valor em mais de $150.000 por moeda.
Vou tomar uma abordagem diferente desta vez. Vou repassar o cálculo do valor do BTC apenas para a situação financeira dos Estados Unidos. Você verá que a capitalização de mercado do BTC deve ultrapassar $1 trilhão. O que isso quer dizer é que você está efetivamente obtendo seguro contra inadimplência nos EUA com um desconto no valor intrínseco e está obtendo proteção em todos os outros fiats gratuitamente.
É de se admirar por que acredito que o BTC seja a melhor oportunidade de investimento assimétrico que já vi em meus 32 anos de risco de negociação?
A METODOLOGIA
O CDS de cinco anos para os EUA foi negociado a 17 pontos base (bps). Para a pessoa comum, essa medida esotérica significa que custa $17.000 para segurar $10 milhões da dívida do Tesouro dos EUA (UST) contra a inadimplência. Lembre-se de que, em 2006, custava $9.000 para segurar $10 milhões em dívidas do Lehman Brothers (LEH) contra a inadimplência.
Esse contrato de seguro tornou-se muito valioso, pois quando a LEH finalmente quebrou, o contrato passou a valer mais de $6 milhões. Os vendedores de proteção LEH estavam recolhendo moedas na frente de um rolo compressor. Os atuais vendedores de CDS dos EUA estão fazendo o mesmo?
Não acredito que haverá uma inadimplência de curto prazo por parte dos EUA. Os custos seriam astronômicos. No entanto, as crianças estão brincando. Yellen é perigosa em sua falta de compreensão dos verdadeiros mercados de risco. Powell é um advogado bem-intencionado que nunca ocupou uma cadeira de risco. Estes são nossos líderes, e suas origens imaculadas não funcionam no mundo real.
Lembre-se, você não precisa experimentar um default para ganhar dinheiro com a mudança nos spreads em um contrato de CDS. A função de marcação a mercado levará em conta os spreads mais amplos, e você pode fechar o contrato antes do vencimento de cinco anos e obter lucro.
AJUSTANDO O CONTRATO DE CDS POR UM PRAZO DE 20 ANOS
Se o CDS de cinco anos está a 17 bps, quanto seria o CDS de 20 anos negociado se fosse um contrato de livre negociação? (Observação: em meu artigo, usei um termo de CDS de 15 anos, mas desde então reconsiderei a necessidade de ter seguro de longo prazo. O valor de pequenas mudanças anuais incrementais no prazo traria compradores de longo prazo. Além disso, se os EUA fossem inteligente, isso aumentaria drasticamente seu prazo médio de emissão de dívida. Se os patos estão grasnando, você deve alimentar os patos, e com certeza parece que há muitos investidores tolos em títulos de renda fixa (os bonds em inglês e que aqui no Brasil são o nosso Tesouro Direto) que estão ganhando moedas na frente do rolo compressor.
Para obter esse número, você precisa fazer um cálculo referente ao período de tempo restante antes que um contrato financeiro expire. Este é um exercício de “chute-educado”, mas aqui vai. O CDS de cinco anos custa 17 bps ou 3,5 bps por ano. Se efetivamente fizermos uma regressão linear na extensão do CDS para o prazo de 20 anos, o custo seria de 70 bps por ano. Meu instinto me diz que deveria ser mais amplo devido a todas as variáveis que os EUA e o mundo enfrentarão nos próximos 20 anos. Na verdade, tenho quase certeza de que eu aceitaria uma oferta de CDS de 20 anos nos EUA a 100 bps por ano (se alguém me aceitasse como colateral, o que é improvável). Assim, para fins de argumentação, digamos que o CDS dos EUA de 20 anos esteja entre 70 bps e 100 bps por ano.
AS ATUAIS OBRIGAÇÕES FINANCIADAS E NÃO FINANCIADAS DOS EUA
De acordo com o excelente site USDebtClock.org, o total financiado ($29 trilhões) mais o passivo não financiado dos EUA ($158 trilhões) é igual a mais de $187 trilhões. Este total monumental de aproximadamente $190 trilhões precisa ser multiplicado pelo prêmio de CDS de 20 anos para calcular um valor intrínseco do seguro nos EUA.
$ 190 trilhões x 70 bps = $ 1,33 trilhão
$ 190 trilhões x 100 bps = $ 1,9 trilhão
O que agora?
O VALOR DE MERCADO ATUAL DO BITCOIN
Usando meu painel de controle do BTC favorito, bitbo.io (criado por dois canadenses: Chris Gimmer e Marc Chouinard), a capitalização de mercado de negociação do BTC no momento desta redação ultrapassou $1 trilhão (a um preço de US $ 54.7000 por moeda) .
COMO INTERPRETAR OS RESULTADOS
Se você comparar a capitalização de mercado atual do BTC com o valor do seguro no passivo total dos EUA ($1,33 trilhão a $1,9 trilhão), o BTC é claramente barato para fornecer proteção apenas nos EUA. E você obtém proteção contra o colapso de todos os outros fiats de brinde.
Os mercados podem ser irracionais e, em minha opinião, o BTC é barato demais. Sim, os preços atuais são um erro de arredondamento em comparação com meu preço-alvo de longo prazo, mas essa metodologia me dá conforto de que ainda estamos tãããão adiantados.
E agora José? Como estão os seus seguros? Preparar-se. A volatilidade é borbulhante. Compre seu seguro quando for barato.
O BTC é um seguro para a qualidade do crédito fiduciário em queda, sem risco de contraparte. Os EUA provavelmente serão o último fiat a falhar, mas, no final das contas, todos os fiats falham. Como já dizia o velho Voltaire.