O Preço do Bitcoin não Importa, a Adoção Sim

Explica Bitcoin
6 min readDec 11, 2021

--

Embora muitas pessoas se concentrem no preço do bitcoin e em sua volatilidade, a verdadeira métrica do sucesso é a adoção.

Esta é uma tradução do texto “BITCOIN’S PRICE DOESN’T MATTER: ADOPTION DOES”, do Carlos Massiah, publicado originalmente na Bitcoin Magazine no dia 10 de dezembro de 2021.

Tradução por Leta.

Com a palavra, o autor:

O Bitcoin é uma tecnologia nova e complexa que quase ninguém consegue explicar para você. Ainda assim, as pessoas sempre falam sobre bitcoin; no entanto, eles não se concentram na tecnologia, mas sim no preço. As oscilações de preço do bitcoin são frequentemente usadas por defensores e detratores para proclamar o sucesso ou o fracasso iminente do bitcoin. Por exemplo, existem previsões bizarras alegando previsões de preços de até $1bilhão por bitcoin, bem como artigos alegando o fim do bitcoin:

“As criptomoedas estão prestes a se tornar inúteis — e isso é o que vai acontecer quando elas travarem” Independent

Aparentemente, o Bitcoin morreu 431 vezes até no momento em que este livro foi escrito. As previsões de destruição costumam ser acompanhadas da ideia de que o bitcoin é um esquema de pirâmide, além de ser inútil. Infelizmente, esses tipos de reivindicações representam a grande maioria dos artigos encontrados online. Como resultado, não é surpreendente que a pessoa comum tenha uma opinião semelhante, considerando que isso é praticamente tudo de que se fala.

Hoje decidimos falar sobre outra coisa … uso e adoção.

Vamos primeiro nos concentrar no protocolo Bitcoin (em vez da moeda virtual) e vamos listar alguns casos de uso:

Inclusão financeira

  • Fornece serviços financeiros para pessoas sem bancos
  • Moeda alternativa (relativamente) estável para pessoas em “nações com inflação”
  • Remessa barata acessível (dinheiro transferido do exterior para um país de origem)

Micro-transações

  • Pagamento por artigo (notícias, blogs etc)
  • Jogos online
  • Pagamentos máquina a máquina

Esta não é uma lista exaustiva, mas apenas alguns exemplos de casos de uso. Embora o uso de remessas seja apenas uma alternativa mais barata aos métodos existentes de transferência de dinheiro, os pagamentos máquina a máquina abrem toda uma nova indústria. À medida que as pessoas começaram a explorar essas áreas, o uso do bitcoin cresceu exponencialmente com o tempo.

Costumo encontrar pessoas que dizem “Ninguém está usando bitcoin”. Porém, a realidade é diferente. Na verdade, milhões de pessoas já estão usando bitcoin. Como nós podemos ter certeza? Usando métricas.

Vejamos algumas das principais métricas de uso do bitcoin:

MÉTRICAS DE REDE

Para uma perspectiva de rede dos usuários, podemos olhar para “Unspent Transaction Outputs” (UTXOs). São moedas que as pessoas possuem e que podem ser gastas agora.

Fonte da imagem

Hoje, existem cerca de 76 milhões de UTXOs, uma quantia muito maior em comparação com a de 2011. Isso nos dá um indicador para o crescimento do uso de bitcoin como um ativo nos últimos 10 anos.

A seguir, podemos dar uma olhada no uso do espaço do bloco.

A quantidade de dados comprometidos com o blockchain por bloco aumentou ao longo dos últimos 10 anos, mostrando um aumento no número de compromissos de dados (“transações”) feitos e na quantidade de dados comprometidos. Este é um indicador do uso da própria rede. Esta métrica irá parar de mudar tão rapidamente agora, pois o limite do bloco foi atingido.

As transações ainda estão aumentando em um ritmo acelerado por meio de soluções de dimensionamento como Lightning, Liquid e Rootstock. A rede Bitcoin também é usada para “transações” não financeiras, por exemplo, mineração de fusão para outras redes ou para compromisso de dados para serviços como o Microsoft ION.

Uma rápida olhada no Lightning:

A Lightning Network é uma segunda camada do bitcoin; ele processa transações instantaneamente por taxas baixas, usando uma tecnologia chamada canais de pagamento. O uso de relâmpagos começou a crescer exponencialmente nos últimos meses. A tecnologia atingiu um nível de maturidade em que é amigável para os consumidores. Devido ao funcionamento do Lightning, não podemos ver quantas transações são feitas nessa rede, apenas podemos observar a capacidade. O povo salvadorenho faz uso da Lightning Network para pagamentos, já que o bitcoin tem curso legal lá.

Mais pessoas possuem bitcoin, seja no livro-razão do Bitcoin ou no livro-razão de uma bolsa; e mais pessoas estão assumindo compromissos de dados (“transações”) no livro razão do Bitcoin.

MÉTRICAS SOCIAIS

As redes sociais Bitcoin também cresceram nos últimos 10 anos. Paralelamente a isso, a consciência do público em geral sobre o bitcoin também cresceu. A maioria das pessoas já ouviu falar de bitcoin e tem uma vaga idéia do que seja.

O Reddit também cresceu em número de usuários; isso é um reflexo do crescimento mais amplo das comunidades Bitcoin e da participação em projetos Bitcoin. O Twitter recentemente adicionou as bonificações (tips), o que permite que qualquer pessoa no mundo dê gorjetas usando a Lightning. A pesquisa de consumo da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido descobriu que 78% dos adultos no Reino Unido conhecem criptomoedas. Isso varia de acordo com o país, mas, de modo geral, a maioria dos adultos conhece o bitcoin.

MÉTRICAS DE INTEGRAÇÃO

Os caixas eletrônicos de Bitcoin podem ser encontrados em 78 países em todo o mundo. Também observamos um padrão de crescimento rápido, dobrando a cada ano.

A disseminação dos caixas eletrônicos reflete a integração do bitcoin na vida diária das pessoas. Os caixas eletrônicos também são uma forma de as pessoas que trabalham em países estrangeiros enviarem dinheiro para sua família ou receberem dinheiro. Os caixas eletrônicos são usados ​​para pequenas compras para indivíduos regulares, por pessoas que preferem usar não usar as exchanges.

O terceiro estudo de comparação de criptoativos globais do Cambridge Center for Alternative Finance estima que o limite inferior para usuários de criptografia no início de 2020 foi de 101 milhões, com base no número de usuários identificados individualmente (clientes “KYC”).

Esse número cresceu para cerca de 200 milhões este ano, com a exchange Coinbase tendo mais de 56 milhões de usuários somente.

200 milhões de usuários é o limite inferior; essas são apenas as pessoas que estão registradas nas bolsas. Muitas pessoas usam bitcoin sem uma exchange, no entanto, ou mesmo sem ter uma conta bancária. As pessoas podem obter acesso ao bitcoin obtendo-o de amigos e familiares, ganhando ou usando um caixa eletrônico. A Bitcoin Beach em El Zonte é um exemplo de economia circular de bitcoin onde as pessoas ganham e gastam em bitcoin, muitas das quais não têm uma conta bancária tradicional. É difícil rastrear ou estimar o número de usuários que não estão nas trocas.

Plataformas de comércio ponto a ponto, como Localbitcoins, têm altos volumes de comércio de bitcoin em países em desenvolvimento e em países com moedas em dificuldades.

As métricas de adoção e uso estão nos contando a história de se o bitcoin é útil ou não. Até agora, a cada ano, mais pessoas decidiram usar o protocolo bitcoin e o ativo bitcoin em suas vidas.

Cada uma dessas métricas está mostrando uma duplicação em 1–2 anos, ou uma taxa de crescimento de 50–100% ao ano. Tomando a estimativa pessimista de 200 milhões de usuários e assumindo um crescimento menor de 30% ao ano, veremos 2 bilhões de usuários em 10 anos. Alcançar 2 bilhões de usuários de forma realista pode acontecer muito mais rápido, visto que não sabemos a quantidade real de usuários atuais, nem os efeitos finais da rede de gigantes como PayPal, Visa, Amazon, Google, etc., se todos eles se envolverem, e que poderia facilmente integrar centenas de milhões em um curto espaço de tempo.

--

--

Explica Bitcoin
Explica Bitcoin

Written by Explica Bitcoin

Alguém cansado de ler tanta bobagem a respeito de um tema importante. Este espaço será utilizado para traduções e para textos autorais

Responses (1)