O Bitcoin já ganhou
O mundo que ainda não percebeu isso
Esta é a tradução do texto “Bitcoin has already won” do autor Akarsh Nalawade, publicado originalmente no dia 03 de setembro de 2021.
Tradução por Leta.
Com a palavra o autor:
O Bitcoin venceu.
Nunca houve um ativo mais seguro, escasso, valioso, transportável, descentralizado e conectado em rede em toda a história da humanidade.
É mais móvel do que ouro. Aprecia mais rápido do que propriedade. Sua oferta é fixa, ao contrário de ações e títulos. Sua rede de pagamento é mais rápida e barata do que a da Visa.
Sua base de usuários está crescendo mais rápido do que a da Internet nos anos 90. Sua capitalização de mercado é quase um trilhão de dólares. Tem um enorme potencial de valorização. Já é grande demais para falhar.
E, no entanto, os céticos continuam repetindo os mesmos velhos FUDs.
Bitcoin é uma rede ferroviária no ciberespaço
O que é “mais verde”: dirigir para o trabalho ou pegar o trem?
Obviamente o trem, certo?
Mas e se você levar em consideração o consumo total de energia da construção de uma rede ferroviária totalmente funcional e conectada? Demorou décadas e bilhões de dólares (dinheiro é energia) para criar uma rede ferroviária que todos pudessem usar por uma fração do custo.
Isso é o que Bitcoin é: uma rede ferroviária no ciberespaço.
A energia usada para criar essa rede massiva, segura, descentralizada e redundante é enorme. Mas apenas quando visto isoladamente. Quando estiver concluído — e quase está -, permitirá que qualquer pessoa envie dinheiro para qualquer outra pessoa em qualquer lugar a qualquer momento por quase nenhum custo.
Energia monetária pura e sem atrito fluindo entre as partes pelos trilhos do Bitcoin. Ultra rápido, ultra seguro e ultra confiável.
Imagine tentar enviar a seu amigo no Butão uma barra de ouro às 12h45 de um domingo.
O Bitcoin faz isso em um segundo.
Bitcoin desbloqueia energia presa
Tudo é matéria ou energia. E os humanos precisam de energia para sobreviver. Sempre convertemos energia de uma forma para a outra.
Veja a eletricidade, por exemplo. A eletricidade não pode ser transportada por mais de 500 milhas (804.6km) — esse é um limite rígido. Assim, quando as populações humanas floresceram nas cidades ao longo da história — Nova York, Bombaim, Londres, Paris, Cingapura — a eletricidade teve que ser transportada até elas. E por causa do limite rígido, construímos usinas de energia.
Expandimos muita energia para levar energia às pessoas.
Mas ainda existe muita energia presa na Terra em lugares que são totalmente inabitáveis — riachos, mares, desertos, florestas, gêiseres, calotas polares …
E se você pudesse converter a energia cinética de uma cachoeira remota no meio de uma parte desabitada da floresta amazônica em eletricidade? E usar isso para alimentar uma estação de mineração de Bitcoin?
Você acabou de converter a energia natural e renovável em um ativo. Agora multiplique isso por um bilhão. Há um bilhão de fontes de energia aprisionadas em nosso planeta que ignoramos simplesmente porque não vivemos perto delas.
Uma rede totalmente descentralizada, não intrusiva e renovável de estações de mineração de Bitcoin correndo para criar uma rede de ativos descentralizada e segura. Desenvolvido pela Mãe Natureza.
Não precisamos que essa eletricidade seja alimentada em nossas casas porque ninguém mora lá. Que tal usá-lo para extrair bitcoins?
Mais energia não significa mais Bitcoin
Ei, se Bitcoin é realmente tão valioso, por que não usamos cada chip de computador do planeta para fazer uma coisa: minerar Bitcoin.
Isso não significa que podemos minerar mais, ser pagos e ficar ricos? Não foi assim que fizemos com a corrida do ouro?
Bem, não — você não pode. Por causa da beleza do “ajuste de dificuldade”.
Veja, ao contrário do dinheiro fiduciário que pode ser criado do nada (lembre-se de que o dinheiro É energia. E a energia não pode ser criada nem destruída. O dinheiro fiduciário quebra a segunda lei da termodinâmica e, portanto, é falso), o número de bitcoins que pode ser minados são fixos.
Quando você “mina”, é recompensado por seu trabalho em Bitcoin. Você só pode minerar um número fixo de Bitcoins em um determinado ciclo. E essa recompensa diminui pela metade (nos halvings) a cada quatro anos.
À medida que mais e mais mineradores se juntam com seu hardware de supercomputação nessa corrida do ouro digital, o algoritmo do Bitcoin ajusta automaticamente a dificuldade para dificultar a mineração do número fixo de Bitcoin.
Quando a China proibiu a mineração de Bitcoin alguns meses atrás, 50% da rede de mineração de Bitcoin caiu. O ajuste de dificuldade automaticamente tornou mais fácil para os mineradores restantes extrair bitcoins.
Veja, o Bitcoin é uma função genial de incentivo, demanda, oferta e poder de computação. E isso acontece de forma autônoma. E funcionou perfeitamente.
Você acha que o Google enfrentaria algum problema se 50% de sua capacidade de computação fosse desligada durante a noite?
Bitcoin é a rede de computadores mais segura do planeta
Bitcoin nunca foi hackeado. São 12 anos e contando.
Suas maiores armas: descentralização e redundância.
Cada node do Bitcoin tem uma cópia do timechain que todos os outros nodes. Então, se você gostaria de editar ou hackear o timechain, você teria que obter 51% de toda a rede global de mineração de bitcoin para concordar com você.
Você não pode porque eles não vão concordar.
Veja, a mineração não apenas gera mais bitcoins. Ela também protege a rede por meio de descentralização e redundância. Assim, os mineradores são incentivados a minerar Bitcoin e, como subproduto, todos os bitcoinheiros ganham.
Se você quiser banir o Facebook, ligue para Zuckerberg. Quem você liga para desligar o Bitcoin? Isso mesmo. Ninguém. Ou todo mundo.
. . .— — — —
Há muito mais FUD que irei desmascarar nos próximos dias. Este texto foi simplesmente uma amostra grátis.
O Bitcoin é uma toca de coelho que nunca acaba. É baseado na economia, ecologia, teoria das redes, ciência da computação, matemática, cibersegurança e teoria dos jogos. Quanto mais você cavar, mais encontrará.
É um tesouro de trilhões de dólares que 99% do mundo ainda não possui. Mas você pode possuir.
Por que esperar?