Melhor maneira de passar tempo no bear market: Rode um node LN

Explica Bitcoin
5 min readJun 29, 2022

texto por CAPI₿ARA

Minha primeira experiência rodando um node da Lightning Network (LN) foi no ano passado, em meados de agosto. Após várias horas estudando sobre a LN, percebi que só teria um entendimento maior que o superficial se eu realmente colocasse a mão na massa e abrisse meus próprios canais. Naquele momento os nodes LN começavam a ganhar popularidade entre os usuários, muito pelo sucesso de projetos como o Umbrel, que facilitam bem a vida de quem pretende rodar um full node (eu naquela época tinha optado pelo Raspiblitz).

Para se ter uma ideia, em julho de 2018 a LN atingiu 10 mil canais ativos, em agosto de 2021 já eram 62 mil canais com 2100 bitcoins de capacidade. Hoje, quase um ano depois, esse número já está em 84 mil canais, com 4 mil bitcoins de capacidade:

Voltando a agosto de 2021, eu já tinha meu full node rodando num Raspberry Pi, então boa parte do trabalho já estava feita. Bastou instalar o RTL (Ride the Lightning), transferir alguns fundos on chain e começar a abrir os canais.

Para quem já teve ou tem alguns canais na LN sabe que a parte mais chata são os rebalances, os canais normalmente só “andam” para um lado: ou só tem inbound ou só tem outbound, basicamente, quando a areia da ampulheta fica toda de um lado só, precisamos passar uma parte para o outro lado para que o processo volte a funcionar.

O melhor jeito que encontrei para fazer os rebalances foi usando a ferramenta BoS (Balance of Satoshi). Com o BoS é necessário fazer os rebalances na mão, por linha de comando no terminal, é possível ajustar vários parâmetros como: Limite de sats que está disposto a pagar, tamanho do rebalance em sats, tempo que ele ficaria procurando por caminhos onde o rebalance fosse viável, canais que gostaria de evitar (os com taxa alta por exemplo) e por aí vai.

O problema é que os rebalances precisavam ser feitos um a um, e todos dependiam de minha ação, se eu ficasse o dia todo fora por exemplo, nenhum rebalance era feito e meus roteamentos ficavam todos parados. Eu tinha também que calcular os valores máximos de rebalance na mão, para que as taxas que eu ganhasse nos roteamentos não fossem inferiores às taxas pagas nos rebalances, o que causaria prejuízo. Esse foi um dos pontos que me fez desistir da LN nessa época.

Outra coisa que me motivou a montar um node LN em 2021 foi a possibilidade de vender liquidez e ganhar satoshis com isso. Naquela época o único meio que eu conhecia para isso era o Pool da LN Labs, eu até tentei, mas era bem complexo, cobrava taxas para iniciar o processo e a liquidez era baixa, fiquei algumas semanas com uma ordem na plataforma e não obtive sucesso na venda de canais.

Juntando meu “fracasso” na tentativa de vender liquidez ao trabalho que era executar os rebalances na mão, eu acabei desistindo de ter um node LN naquela época. Um node LN não teria uso para mim, entrei apenas para aprender e visando a possibilidade de ganhar alguns sats roteando e vendendo liquidez (mais vendendo liquidez do que roteando, já que ganha-se muito pouco com roteamento, muito pouco mesmo)

Chegamos nos dias atuais, muito motivado pelo fio que o Diego fez no twitter, achei que era hora de dar uma segunda chance para o node LN. Aparentemente o trabalho que eu tive fazendo os roteamentos na mão não era mais necessário, pois existe uma ferramenta nova, o LNDg, que automatiza os rebalances e outras coisas. Aparentemente o mercado de venda de liquidez na LN também já estava mais maduro, inclusive com mais canais de negociação: Magma, Pool, LnRouter

Já estou há três semanas com meus canais abertos, demorei um tempo para me entender com o LNDg, realmente a ferramenta criada pelo @CryptoSharks131 ajuda muito.

A interface gráfica do LNDg não é muito intuitiva o que torna todo o trabalho um pouco complexo, mas uma vez que se entende o funcionamento, os auto rebalances funcionam muito bem, e a melhor parte é que o sistema cuida da tarefa de fazer os rebalances apenas com uma taxa inferior à que eu vou ganhar no roteamento. Atualmente tenho ganhado 30% na relação entre rebalance x roteamento, praticamente eu não boto mais a mão nesse processo, apenas faço ajustes pontuais para manter os canais equilibrados.

Quanto à venda de liquidez o mercado evoluiu bastante também, citei alguns serviços acima, mas o que eu tenho utilizado (já vendi dois canais) é o Magma, desenvolvido pelo pessoal do Amboss.

O Magma não é todo automatizado como é o Pool, nele eu configuro os parâmetros dos canais que estou disposto a vender, como as taxas que irei cobrar, tamanho do canal, valor da venda (pode ser fixo ou variável). Quando alguém estiver interessado chega uma notificação pelo bot do Telegram, a parte que está vendendo envia um invoice da LN pelo bot (o Magma fica com 10%, não existe almoço grátis), a parte que está comprando paga um invoice para o Magma, o bot notifica que o comprador pagou e que já posso abrir o canal com ele, eu informo o id da transação da abertura do canal (sim, o id da mempool, pois a abertura do canal passa pela mempool) e após 3 confirmações o bot paga meu invoice. Ao término do prazo estipulado, o bot informa que não irá mais monitorar o canal, então as partes estão livres para seguir com os canais abertos ou fechá-los.

Como comentei no título, rodar um node LN é um ótimo passatempo para esse período de baixas, tem dias que até esqueço de olhar o preço do bitcoin, fico apenas monitorando meus roteamentos e fazendo ajustes finos no LNDg. Sobre os roteamentos, o primeiro é sempre muito mágico, mesmo que o ganho seja de apenas 1 satoshi, após configurar os seus canais, ver que a coisa toda está funcionando tem um significado muito especial.

Espero que esse texto empolgue algumas pessoas a experimentarem abrir alguns canais, mesmo que seja apenas pelo aprendizado, não dou dev, apesar de ter citado que algumas coisas são feitas através de linha de comando, tudo que eu sei e aprendi foi com a ajuda da comunidade.

--

--

Explica Bitcoin

Alguém cansado de ler tanta bobagem a respeito de um tema importante. Este espaço será utilizado para traduções e para textos autorais