Estou Acumulando Bitcoins, e Não, Você Não Pode Pegar Nenhum
Esta é a tradução do texto “I’m Hoarding Bitcoins, and No You Can’t Have Any” do Daniel Krawisz, publicado originalmente no Satoshi Nakamoto Institute no dia 12 de fevereiro de 2014.
É interessante notar que aqui a narrativa dos HODLers ainda estavam em desenvolvimento e o Bitcoin ainda possuía uma crise de identidade entre priorizar ser uma reserva de valor ou um meio de trocas. Essa crise de identidade foi resolvida com o fork do Bitcoin Cash.
Tradução por Leta.
Com a palavra, o autor:
Esses acumuladores nojentos! Você conhece aqueles. Eles não usam bitcoins porque acham que valerão muito mais depois. Mas como podemos convencer as empresas a aceitar bitcoins se ninguém vai gastá-los? Precisamos culpar aqueles acumuladores para que ele gastem seus bitcoins para apoiar os mercadores! Este artigo explica por que essa linha de raciocínio está exatamente errada.
Se você vende Bitcoins, não está “vendendo” o Bitcoin
Tenho certeza que você já ouviu uma história como esta. “Tenho ido a todas as lojas locais e dito a eles como o Bitcoin é incrível! Mas nenhum deles quer receber pagamentos em Bitcoin! Por que eles não gostam? ”
Vamos pensar nisso por um minuto. Você está essencialmente dizendo ao comerciante: “Ei, olhe para essa coisa totalmente incrível da qual quero me livrar! Você deveria me trocar algumas coisas por isso! ” Na verdade, não é muito um discurso de vendas, não é? Por que o comerciante iria querer algo que você, aparentemente, não quer? Se você realmente deseja que ele comece a aceitar bitcoins, pergunte-lhe: “Você aceita papel-moeda sem valor nesta loja? Bom, porque você não vai receber um satoshi de mim! “ Isso vai convencê-lo de que você acha que eles são valiosos.
Que tal um ao invés do outro? Diga aos seus comerciantes locais que você deseja gastar dinheiro em suas lojas e obter o troco em bitcoins. Esse é o tipo de loja em que eu gostaria de fazer compras. E então, quando o comerciante diz mais tarde “Não vou mais fazer isso. Eu quero que você me pague em bitcoins! ” você sabe que ele se tornou um verdadeiro acumulador.
Os acumuladores dão valor ao Bitcoin
O preço inicial do bitcoin foi causado por pessoas que queriam segurá-lo, não por pessoas que queriam gastá-lo. Além disso, cada etapa subsequente no avanço do Bitcoin deve começar com mais detentores, não mais gastadores. O negócio que os bitcoins podem absorver é limitado por sua capitalização de mercado. Com uma capitalização de mercado de dois ou três bilhões de dólares, o Bitcoin pode absorver muitas pequenas empresas, mas não pode ser usado para o comércio internacional de petróleo. Teria que ser dezenas de vezes mais caro para isso, e só pode ser alcançado se o desejo das pessoas de manter bitcoins continuar a aumentar mais rápido do que o desejo de gastá-los. Portanto, quem deseja que o Bitcoin se torne popular nunca deve querer que seu preço seja mais baixo. Ele deve querer um suprimento cada vez maior de acumuladores.
É verdade que o preço do Bitcoin pode ocasional e temporariamente ultrapassar o crescimento em suas perspectivas reais, mas isso é apenas um subproduto do sucesso fenomenal do Bitcoin. Pode-se esperar que uma commodity que aumenta de preço tão rapidamente quanto os bitcoins experimente choques e manias em sua subida, porque seria difícil dizer a diferença entre um aumento de preço sustentável e a especulação de curto prazo. No entanto, faz realmente sentido preferir uma história alternativa para o Bitcoin em que seu preço tenha aumentado devagar o suficiente para que ele nunca tenha desenvolvido manias? Não vejo como isso poderia ser preferível. Quanto mais rápido o Bitcoin crescer, mais completas e decisivas serão suas vitórias e mais difícil será para seus inimigos naturais reagir a ele.
Afinal, quem precisa de comerciantes?
Uma das coisas mais irritantes sobre o Bitcoin é que é tão conveniente fazer pagamentos com ele que às vezes é extremamente tentador gastá-lo e evitar o incômodo de usar dólares. Uma das maneiras de ajudar a lidar com a tentação de gastar é exigir um desconto do Bitcoin em qualquer loja que aceite Bitcoin. Isso é perfeitamente razoável porque não apenas a loja está reduzindo seus próprios custos usando Bitcoin, mas também está me pedindo para desistir de uma mercadoria inerentemente superior.
Os acumuladores são mais importantes do que os comerciantes. Se um restaurante no centro da cidade começar a aceitar bitcoins, isso não criará necessariamente um incentivo para que alguém compre mais bitcoins. Por que alguém se importaria se ainda pode usar um cartão de crédito? Se você conseguir convencer um comerciante a aceitar bitcoins e parar de aceitar dólares, ficarei impressionado.
A menos que um comerciante esteja oferecendo algo que não pode ser comprado em dólares, ou pelo menos oferecendo um desconto, ele só está beneficiando o Bitcoin na medida em que incentiva mais acumulação. Se ele converter imediatamente os bitcoins que recebe como pagamento em dólares, e se seus clientes só comprarem bitcoins para gastá-los em sua loja logo em seguida, nenhum dos dois terá muito efeito direto sobre a demanda de Bitcoins. O verdadeiro herói é o acumulador nos bastidores que compra do comerciante e permite que ele converta seus pagamentos em dólares.
Ganância é sua amiga
Não pode haver gasto de bitcoins sem a compra deles e, portanto, todo uso de bitcoins como meio de troca depende de alguém que deseja aumentar suas posses, ou seja, um acumulador. Sem eles, literalmente não poderia haver comércio de Bitcoin. Além disso, é contraproducente tentar transformar acumuladores em gastadores. Não há realmente nenhuma razão convincente para que alguém deva gastar bitcoins tão cedo — se todo mundo está acumulando, isso só fará o preço subir até que finalmente alguém não consiga evitar de gastar alguns.
As moedas são incomuns, pois quanto maior for seu valor de mercado, mais úteis elas são. Isso contrasta com um título mais comum, como uma ação, porque uma ação tem um valor melhor quanto mais barata ela é em relação aos ativos subjacentes da empresa. Uma moeda mais cara é ipso facto mais negociável (mais líquida), o que a torna um meio de troca superior. Quanto mais acumulação de bitcoin houver, melhor ele será como meio de troca.
Assim, o sucesso do Bitcoin é, até certo ponto, uma profecia autorrealizável. A crença no Bitcoin melhora a rede Bitcoin, desde que as pessoas apoiem essa crença pela ação de adquirir e manter mais. Quanto mais gananciosas as pessoas forem pelo Bitcoin, melhores serão suas chances. Você nunca deve querer que as pessoas gastem mais — você deve querer que todos sejam o mais gananciosos possível.
Todos saudam os acumuladores
Liberte o seu acumulador interior. Não negue seus impulsos. Deixe-o sair e chegue a um acordo com ele. Imagine como ele ficaria se pudesse sentar-se no seu tesouro de bitcoins. Ele não parece terrivelmente feliz? Deixe-o rolar em seus bitcoins. Ele não parece tão fofo debruçado sobre sua cópia de Atlas Shrugged? Veja como ele fica alegre enquanto o enterra em seu porão. Agora deixe a avareza dele fluir sobre você. Deixe escorrer por baixo da pele. Deixe suas mãos agarrarem! Deixe seus dentes cerrarem e sua boca se contorcer em uma careta cobiçosa. Eu quero ouvir gargalhadas!
Então, não foi bom? A economia Bitcoin vai agradecer você no final!
Concluo com uma ressalva: pode ser muito eficaz distribuir pequenas quantidades de bitcoins apenas para ajudar a acostumar as pessoas a tê-los. No entanto, isso é eficaz porque ajuda a espalhar a avareza.