Compradores de último recurso de Bitcoin

Explica Bitcoin
8 min readJan 9, 2022

--

Esta é a tradução do texto “Bitcoin’s Buyers of Last Resort” do Pierre Rochard, publicado originalmente no seu Medium no dia 19 de outubro de 2018.

Tradução por Leta

Com a palavra, o autor:

O que impede o preço dos bitcoins de cair a zero em um mercado em baixa? Vamos começar com o que é um credor de último recurso.

Credores de último recurso

Aviso de gatilho: se você está familiarizado com empréstimos interbancários, taxa de fundos federais, operações de mercado aberto, etc., pode ficar frustrado e / ou incomodado com esta explicação simplificada. É seguro pular, pois você já sabe o que é um credor de último recurso.

O sistema bancário de reserva fracionária existente cria uma nova moeda quando empresta para você. A contabilidade do banco, de forma simplificada, é para debitar a conta de ativos de Empréstimos do banco e creditar uma conta de passivo de Depósitos. A sua contabilidade consiste em debitar a sua conta de ativos de Depósitos e creditar na sua conta de passivos de Empréstimos. Este processo de criação de dinheiro é limitado do lado da oferta, tanto pela autodisciplina dos bancos, quanto pelos bancos centrais que definem os requisitos de reserva. Do lado da demanda, é limitado pela qualidade dos mutuários e suas necessidades de financiamento. Esses fatores criam um teto para quanto dinheiro novo é criado quando o sistema está crescendo.

Quando o sistema está se contraindo você tem o processo reverso e o dinheiro é “destruído”. Isso entra em um ciclo de feedback negativo à medida que a destruição de dinheiro causa deflação, tornando os empréstimos existentes mais difíceis de pagar e os novos empréstimos mais difíceis de fazer. Um por um, os bancos do sistema tornam-se insolventes e entram em colapso devido a uma corrida aos bancos. Para “quebrar” o ciclo de feedback negativo de um sistema bancário de reservas fracionárias em contração, o banco central intervém como o credor de último recurso. Aqui está uma boa paráfrase de Walter Bagehot sobre o papel do credor de última instância:

Os bancos centrais devem deixar claro que estão prontos para emprestar antecipadamente e livremente (ou seja, sem limites), para empresas sólidas, contra boas garantias e a taxas mais altas do que as prevalecentes em condições normais de mercado. Esta é uma parte integrante de uma economia monetária com banco de reservas fracionárias.

Os bancos centrais, como credores de último recurso, criam um piso para quanto dinheiro é destruído quando o sistema está em contração.

O próprio sistema Bitcoin não cria nova moeda por meio de empréstimos. Novos bitcoins são criados como subsídio à função de comprovação de publicação do sistema, que fornece um serviço de pedido de transações descentralizado. Um mecanismo de ajuste de dificuldade cria um teto para quantos bitcoins novos são emitidos; esse mecanismo é reforçado por regras de validação de bloco. Leia mais sobre a governança do Bitcoin aqui (versão traduzida desse texto aqui).

O sistema Bitcoin não possui um mecanismo para destruir bitcoins, embora os usuários individuais possam escolher fazê-lo. Ou seja, não existe um ciclo de feedback negativo deflacionário que assola os sistemas bancários de reservas fracionárias de hoje.

As crises monetárias do Bitcoin ocorrem devido a uma “ressaca” das ondas de adoção. Se os humanos fossem animais asociais sem qualquer mentalidade de rebanho, poderíamos imaginar um mundo onde o sistema Bitcoin acumula usuários em uma taxa constante. O preço dos bitcoins aumentaria lentamente com o tempo. No entanto, os humanos são animais muito sociais e altamente suscetíveis à mentalidade de rebanho. A adoção acontece em ondas, fazendo com que o preço se torne parabólico à medida que novos usuários competem por espaço no conjunto UTXOs ao mesmo tempo. Além da nova adoção orgânica, existem operadores de momentum altamente especulativos que estão apenas tentando lucrar com a onda de adoção comprando na alta e vendendo na alta. Quando a adoção e o ímpeto atingem o pico, ocorre um grande retrocesso. As posições compradas alavancadas são liquidadas, os adotantes marginais entram em pânico na venda, os corretores de momentum revertem para a posição vendida. Com todos esperando que o preço baixe, os compradores desaparecem e os bitcoins se tornam uma batata quente de alta velocidade. Quanto mais baixo for o preço, mais pânico e venda haverá.

O ciclo de feedback negativo de uma crise de confiança é rompido por dois grupos (que apresentam muitas sobreposições): detentores (HODLers) de último recurso e compradores de último recurso.

Ouvi pela primeira vez a frase “HODLers de último recurso” quando Trace Mayer veio ao Noded Bitcoin Podcast para falar comigo e com Bitstein. A frase divertidamente reaproveitou a frase de “emprestador de último recurso” do sistema fiduciário e capturou a imagem de convicção inabalável e teimosia calma em um ambiente de exultação anti-”HODL”, venda de pânico e FUD generalizado. Detentores de último recurso quebram o ciclo de feedback negativo ao não entrar em pânico nas vendas.

Antes de continuar, gostaria de ilustrar como funciona um order book genérico. Digamos que o preço anterior pelo qual o BTC foi negociado foi de $ 10.000. Uma ordem com limite no lance diz “Estou disposto a comprar 0,2 BTC a $ 9.999”. Uma ordem de limite de venda diz “Estou disposto a vender 0,2 BTC a $ 10.001”. Uma ordem de venda de mercado diz “olá, ordem de limite de oferta, você disse que está disposto a comprar 0,2 BTC a $ 9.999 e estou aceitando sua oferta”, uma ordem de compra de mercado diz o mesmo com a ordem de limite de venda. As ordens de limite criam liquidez, as ordens de mercado consomem liquidez. Quanto maior a quantidade total de dólares americanos no livro de pedidos de limite de lance, menos o preço se move quando grandes quantidades de BTC são vendidas no mercado. Existem numerosos order books BTC / fiat, em diferentes exchanges e com diferentes moedas fiduciárias. Em um sentido abstrato, tudo isso pode ser agrupado em um hipotético “order book global”. Este order book global inclui não apenas pedidos com limite visível, mas também pedidos com limite oculto que podem ser tão casuais quanto alguém pensar “se o preço for X, então comprarei ou venderei Y bitcoins”. Cada um de nós tem seu próprio order book pessoal interna!

Os compradores de último recurso interrompem o ciclo de feedback negativo de duas maneiras. Os licitantes de último recurso colocam ordens limitadas — licitações de compra. Isso fornece liquidez que é consumida por vendedores em pânico que fazem pedidos de mercado. Eles são um amortecedor à derrapagem em um mercado desordenado e volátil. Na ausência desses provedores de liquidez, a enorme “lacuna” nas quedas aumenta o impacto do preço das vendas em pânico. Os compradores de último recurso colocam ordens de compra no mercado. Isso consome a liquidez do vendedor. À medida que as ordens de mercado definem o preço marginal, são as subidas que acabam por reverter o pânico e restabelecer a confiança no preço do BTC.

Em qualquer caso de limite ou ordem de mercado, os compradores de último recurso se enquadram em uma das seguintes categorias (grite comigo no Twitter se não estiver em uma):

  1. As pessoas que são pagas em bitcoins. Seus empregadores ou clientes podem já possuir bitcoins ou ter que ir comprá-los; em ambos os casos, as pessoas que recebem bitcoins como renda são o equivalente econômico dos compradores. O valor da transferência é provavelmente denominado em dólares americanos, portanto a pressão de demanda é constante.
  2. Compradores recorrentes. Por exemplo, alguém que configurou uma compra automática no Coinbase, a cada duas semanas eles compram no mercado BTC, independentemente do que está acontecendo com o preço. Alguns até esqueceram que o usam, como a mensalidade de uma academia que não frequentam mais. Individualmente, pode ser uma pequena compra de $ 50, mas, em conjunto, esses acumuladores podem ser um grande pool de compradores de último recurso.
  3. Compradores inesperados. Eles estão querendo comprar mais BTC há algum tempo e seu empregador acaba de fazer uma oferta pública inicial de sucesso ou eles conseguiram um grande novo cliente. Eles pegam o dinheiro inesperado e vão comprar um bom lugar no set de UTXOs. O timming não está relacionado ao preço do BTC.
  4. Compradores oportunistas, cronômetros de mercado. Eles venderam o top BTC ou sabiam que o mercado estava superaquecido. Eles estão de volta para comprar o fundo.
  5. Valor relativo e vôo para a segurança (fly to safety no termo de mercado) dos traders. Isso pode variar desde alguém vendendo seu equipamento de mineração altcoin por bitcoins até alguém descartando seu portfólio de tokens ICO ilíquidos em dificuldades por bitcoins. Eles estavam tentando fazer mais bitcoins durante a “temporada de altcoins” e agora estão guiando seu navio de malas para o porto durante a tempestade.
  6. Compradores transacionais. Eles não estão realmente especulando sobre o preço do BTC, eles estão comprando para usar os trilhos de pagamento subjacentes. A pessoa para quem eles estão enviando o valor pode vender rapidamente, então os compradores transacionais só afetam o mercado com a quantidade residual e o tempo retido. Individualmente, isso é pequeno, mas pode somar, especialmente porque a “economia do Bitcoin” aumenta e fecha o ciclo entre compradores e vendedores. Também acabaremos vendo usuários transacionais que estão comprando BTC para financiar canais da Lightning Network. Existem também usuários transacionais de baixa velocidade, por exemplo, contratos multisig corporativos, usando propriedades exclusivas do dinheiro programável do Bitcoin.

Juntos, os compradores e HODLers de último recurso do Bitcoin ajudam a quebrar o ciclo de feedback negativo em uma crise da taxa de câmbio do bitcoin, estabelecendo a base para o próximo mercado altista. Ser um comprador de último recurso é uma abordagem sensata para especular sobre o valor do BTC? Se você acha que o Bitcoin continuará a atrair adeptos devido às propriedades monetárias do BTC e aos recursos de processamento de pagamento da rede, comprar em um mercado baixista volátil é de fato sensato e aqui está o porquê da Wealthfront (eles estão aplicando isso a ações, mas neste ponto específico sobre o caminho do preço é relevante para BTC) …

Muitas facetas de investimento são contra-intuitivas. As estratégias de investimento que parecem certas raramente o são. Um exemplo clássico disso é como lidar com a volatilidade do mercado. Durante um recente seminário de investimento que dei aos funcionários do Dropbox, perguntei ao público em que tipo de mercado eles prefeririam investir periodicamente a cada ano se não tivessem a intenção de sacar seu dinheiro até 10 anos a partir de agora. Mostrei a eles os três gráficos abaixo e pedi que votassem.

Você provavelmente não ficará surpreso ao saber que o Gráfico de comportamento A foi o maior vencedor da votação, enquanto o Gráfico de comportamento C obteve o menor número de votos. No entanto, você pode se surpreender ao descobrir que o Gráfico de comportamento C realmente exibe o melhor mercado para investir e o Gráfico de comportamento A é o pior.

É verdade que esses gráficos estão assumindo um resultado positivo. O BTC poderia continuar caindo e nunca mais ver outro mercado altista parabólico? Para fazer isso, você teria que apontar para uma ruptura fundamental com o passado: uma mudança material e negativa na capacidade do Bitcoin de atrair novos usuários. Vimos mudanças positivas nos últimos anos, como o SegWit, e um aumento da ordem de magnitude na liquidez. Existem mudanças mais positivas no horizonte, desde a Lightning Network até a infraestrutura financeira.

Quer você seja um comprador de último recurso comprando US $ 20 ou US $ 2 bilhões em BTC, trabalhe com um planejador financeiro para ver como o Bitcoin se encaixa em seus objetivos financeiros e experiência, horizonte de tempo, tolerância ao risco e situação financeira. Não invista mais do que pode para não se tornar um vendedor mão de alface na primeira oportunidade.

--

--

Explica Bitcoin
Explica Bitcoin

Written by Explica Bitcoin

Alguém cansado de ler tanta bobagem a respeito de um tema importante. Este espaço será utilizado para traduções e para textos autorais

No responses yet