Bitcoin NÃO é para todos

Explica Bitcoin
5 min readSep 19, 2021

--

Se até agora você ainda não ama ele…

Esta é a tradução do texto “Bitcoin is Not For Everyone“, do Alberto Guerrero publicado originalmente na página Zen and the Art of Crypto no dia 17 de setembro de 2021.

Tradução por Leta.

Com a palavra o autor:

Bitcoin não é para todos, algumas pessoas nunca irão entendê-lo e tá tudo bem. Eles vão continuar pensando que é uma fraude, uma bolha e uma invenção inútil que não serve a nada. Um verdadeiro golpe.

Eles podem estar certos, mas também podem estar muito errados.

A questão aqui é:

Você pode se dar ao luxo de estar errado desta vez?

Gerenciamento de riscos

Como qualquer investidor macro vai te dizer, se houver alguma chance de uma nova tendência, tecnologia ou mercado ter sucesso, seria muito arriscado ignorá-lo completamente.

Por exemplo, se você acha que carros autônomos têm uma chance diferente de zero de sucesso, você deve ter alguma exposição a esse mercado, apenas no caso dessa chance maior de zero se concretizar. Não fazer isso seria um gerenciamento de risco ruim.

Até o final dos anos 90, a Kodak era líder absoluta no mercado fotográfico. As câmeras, o filme, o processo de revelação foram feitos principalmente por eles. Um de seus funcionários desenvolveu uma câmera digital básica e a mostrou ao redor.

Essa câmera era um protótipo com baixíssimo desempenho e qualidade espantosa. Quando o conselho viu isso, eles decidiram não seguir esse caminho e continuar com seu negócio tradicional.

Desnecessário dizer que essa foi uma das piores decisões já tomadas por uma empresa de tecnologia. Eles perderam tudo para a fotografia digital.

Agora, quando esses executivos estavam tomando a decisão fatal, com certeza eles devem ter pensado que havia uma pequena chance dessa nova tecnologia ter sucesso e, só por isso, eles deveriam ter alocado pelo menos 1% de seus recursos para ela.

Portanto, a questão aqui é:

Você acha que o Bitcoin tem uma chance diferente de zero de sucesso?

Eu diria que, a esta altura, todos responderiam sim a essa pergunta e, ainda assim, a maioria não fará nada a respeito.

Como regra geral, se algo tem 1% de chance de sucesso, você deve aplicar 1% do seu dinheiro nele. Não fazer isso é arriscado e irracional. Você não quer acabar como a Kodak.

O diabo que você conhece

A maioria das pessoas concordaria que a forma como a economia é administrada é errada. O sistema está quebrado — inflação, flexibilização quantitativa (impressã de dinheiro com um nome bonito), dívida, ativos tóxicos, a crise das pensões, bancos, a bolsa — é tudo uma bagunça onde um punhado de pessoas poderosas tomam decisões atrás de portas fechadas que afetam o sustento de milhões.

O sentimento geral é que o sistema está podre e, se pudéssemos, deveríamos começar do zero.

Ainda assim, existe uma oportunidade de interromper o sistema e virá-lo de cabeça para baixo — o Bitcoin — mas a maioria das pessoas prefere ficar com o que sabe.

Eu entendo a desconfiança. Quando alguém propõe uma alternativa ao status quo, a resposta padrão sempre deve ser não. Isso é o que nos ajudou a sobreviver no passado, evitando golpes, perigos e o desconhecido.

Mas quando algo claramente não está funcionando, apesar das muitas tentativas de consertar, talvez seja hora de examinar as alternativas.

O dólar perdeu 98% do poder de compra desde 1913, a inflação está aumentando, a dívida disparou e as desigualdades de riqueza são mais altas do que nunca.

Talvez seja hora de tentar algo diferente e ver no que dá.

Mas não, a maioria das pessoas pensa que o que temos, por mais quebrado que seja, é tudo o que existe. Eles acham que, eventualmente, as coisas se resolverão e sua poupança, sua riqueza, sua aposentadoria e suas dívidas serão saldadas por alguém de alguma forma em algum lugar. Pensamento melancólico?

O sistema Fiat

A maioria dos problemas da economia moderna vêm da decisão de Nixon de romper com o padrão ouro em 1971.

Até então, o dólar era lastreado em ouro, desde então não está lastreado em nada.

Como não há limite para o dinheiro que pode ser impresso, a tentação de fazer isso é muito forte para ser evitada. Se você pudesse imprimir seu próprio dinheiro, quanto você imprimiria? Exatamente.

Isso desvalorizou todas as moedas, criou montanhas de dívidas e nos colocou em um território muito perigoso.

Mesmo assim, políticos, banqueiros, o FED e o público em geral se recusam a ver isso. Somos como cegos caminhando para o precipício, alguns estão tentando escapar da multidão enquanto alertam os outros, mas a maioria ainda está em negação.

O dinheiro fiat é o culpado. Precisamos de um novo sistema. Bitcoin é uma tecnologia muito melhor com uma oferta fixa, uma emissão previsível, deflacionária, descentralizada, não manipulável e apoiada por um blockchain imutável e transparente.

Certamente isso tem que ser melhor do que o sistema fiat.

Os sem banco

Pelo menos, existe um grande grupo da população mundial que entende automaticamente o valor do bitcoin: os desbancarizados.

Se você mora em um país onde a moeda é muito fraca, a inflação é a norma, os bancos são apenas para a elite e a liberdade não é garantida, então é fácil entender os benefícios do Bitcoin.

Países como Nigéria, Venezuela e Vietnã estão adotando o bitcoin rapidamente, e não apenas seus governos, mas as pessoas reais.

Bitcoin oferece transações ponto a ponto baratas e rápidas, sem inflação, uma reserva de valor segura, sem confisco e resistência à censura.

Os desbancarizados finalmente podem possuir o seu próprio dinheiro e isso lhes dá liberdade e esperança para o futuro.

Essas pessoas entendem que nada poderia ser pior do que o sistema corrupto, ineficiente e obsoleto que eles têm tolerado até agora e estão mais do que dispostos a dar uma chance ao Bitcoin.

Talvez devêssemos aprender algo com eles.

Conclusão

A maioria das pessoas nunca vai entender. Eles estão parados na praia, olhando para o oceano enquanto o tsunami continua se aproximando. Ainda assim, eles decidiram ficar parados. Quando eles perceberem, será tarde demais.

Mas é assim mesmo. Não somos bons em antecipar perigos e oportunidades, mesmo quando eles são flagrantemente óbvios.

Muitos não acreditavam na internet, smartphones, mídia social ou fotografia digital. Agora, eles não acreditam em IA, automação, carros autônomos ou Bitcoin. Talvez um dia eles fiquem cansados de estar errados.

Se você não entendeu agora, você nunca vai entender. Fique naquela praia proverbial e boa sorte com o tsunami. Você não pode dizer que não foi avisado.

Mas, um dia, você terá que explicar a seus filhos como testemunhou a maior transferência de riqueza da história financeira e optou por não fazer nada a respeito.

Eles não vão gostar nem um pouco da sua explicação.

--

--

Explica Bitcoin
Explica Bitcoin

Written by Explica Bitcoin

Alguém cansado de ler tanta bobagem a respeito de um tema importante. Este espaço será utilizado para traduções e para textos autorais

No responses yet