Bitcoin como Banco Comunitário: Lições Aprendidas na Bitcoin Beach

Prefácio

Do projeto local à moeda nacional em dois anos

O que é a Bitcoin Beach?

Jorge, Chimbera e a equipa colocaram o fitness, a educação e o serviço comunitário no centro da vida quotidiana em El Zonte. (Fonte: Twitter)
  1. Bitcoin é um ativo especulativo para os ricos. Se você sintonizar canais e sites de notícias de negócios, ouvirá discussões constantes sobre preço, volatilidade e comparação com outros ativos e investimentos como ouro e ações. Você ouvirá sobre como os bancos estão oferecendo exposição a seus clientes de alto patrimônio líquido. O que você não vai ouvir é como o Bitcoin está permitindo o fortalecimento econômico em algumas das partes mais pobres do mundo.
  2. Bitcoin é uma reserva de valor, não um meio de troca. Embora a utilidade do Bitcoin como reserva de valor seja amplamente aceita, o Bitcoin como meio de troca é um tópico fortemente contestado até hoje. A justificativa vai; “Se o preço do bitcoin continuar crescendo na taxa atual, ninguém vai querer gastá-lo em bens e serviços.”
  1. Os bancos tradicionais não fazem negócios nas comunidades mais pobres. El Salvador está no sistema do dólar americano desde 2001, o que torna seu setor financeiro sujeito às regulamentações dos Estados Unidos. O alto custo de conformidade imposto por essas regulamentações desincentiva os bancos de atender às pessoas em países mais pobres. Por exemplo, quando o proprietário do Garten Hotel tentou abrir contas bancárias para seus funcionários e depositar seus salários diretamente, ele descobriu que custaria US $ 50 por mês, por funcionário. Isso equivale a mais de 10% da renda mensal de uma pessoa que trabalha com um salário mínimo.
  2. Receber pagamentos de remessas é caro e demorado para pessoas em El Zonte. Os pagamentos de remessas internacionais para El Salvador representaram 23% do PIB do país em 2020. Custa mais de US $ 3 em taxas para alguém receber US $ 10 de um membro da família no exterior. Não há Western Union em El Zonte, então pode levar horas e várias viagens de ônibus para os residentes chegarem a um escritório onde possam receber a remessa. Isso se soma aos dias que pode levar para o dinheiro chegar em El Salvador da pessoa que iniciou a transferência.
  3. É difícil economizar sem acesso ao sistema bancário. Estar “sem conta bancária” não impede apenas que alguém tenha uma conta bancária. Também os exclui do acesso ao tipo de investimentos e ativos que podem protegê-los contra a inflação. Um impacto inesperado da introdução do Bitcoin foi o número de pessoas que começaram a economizar uma parte significativa de sua renda pela primeira vez em suas vidas.
A equipe da Bitcoin Beach se dedicou a ajudar sua comunidade a realizar transações digitais usando Bitcoin. (Fonte: Twitter)

A Bitcoin Beach Wallet

Cristina usa a Bitcoin Beach Wallet para vender sabonetes artesanais. Os clientes podem pagá-la via nome de usuário, digitalizando uma fatura em seu telefone ou visitando sua página de fatura (Fonte: Twitter)
  • Os canais da Lightning são gerenciados para membros e não há custo para abrir / fechar canais
  • Transações “intra-usuários” gratuitas e instantâneas são disponibilizadas dentro da comunidade
  • O uso eficiente de servidores online significa menores custos por usuário em comparação com a alternativa de cada comerciante ter seu próprio servidor
  • As taxas podem ser reduzidas por lotes de transações em rede
  • Capacidade de pagar via endereço Bitcoin, fatura Lightning ou nome de usuário individual
  • Um saldo unificado de on-chain e Lightning, mostrando o saldo em USD e sats
  • Um registro das transações exibe um histórico de pagamentos entre usuários
  • O mapa compatível com dispositivos móveis exibe todas as empresas locais que aceitam pagamentos Lightning
  • Um endereço da web que os usuários podem compartilhar para receber bitcoin de qualquer pessoa com uma carteira compatível com Lightning (veja: ln.bitcoinbeach.com/bitcoinbeach)

Lição 1: a educação é fundamental

Mostrar aos salvadorenhos como usar o Bitcoin é um processo contínuo para Jorge e a equipe da Bitcoin Beach. (Fonte:Twitter)
  • Os organizadores da comunidade são essenciais para o processo de integração. Ter uma equipe de integração presencial garante que as pessoas comecem com o pé direito. Isso é especialmente importante em comunidades onde o Bitcoin apresenta a oportunidade de realizar transações digitais pela primeira vez.
  • É mais eficaz mostrar às pessoas como usar o Bitcoin do que falar sobre isso. Ajudar as pessoas a baixar e interagir com uma carteira, e fazer com que enviem e recebam sats é mais eficaz do que tentar fazer com que elas cheguem a ideias.
  • Ensine as crianças. Eles vão ensinar seus pais. As crianças de El Zonte aprenderam rapidamente como usar o Bitcoin. Eles, por sua vez, ajudaram seus pais a embarcar em casa.
  • Caixas eletrônicos de Bitcoin ajudam a conectar os pontos mentais entre Bitcoin e fiat. Um caixa eletrônico de Bitcoin acabou sendo um recurso útil para o processo de integração. Quando as pessoas podem trocar o bitcoin em sua carteira móvel pela moeda local, elas constroem um relacionamento mais forte com a ideia do Bitcoin como dinheiro.
  • Ajude as pessoas a esperar e se planejar para lidar com a volatilidade de curto prazo. Estabeleça expectativas para que sua comunidade possa estar preparada para quedas no preço do Bitcoin. Considere um programa que compensa os comerciantes cujo saldo da conta cai devido a flutuações de preços por um período inicial de integração até que seu conforto com o Bitcoin seja estabelecido.

Lição 2: Lightning é um acelerador para Bitcoin como dinheiro

  1. As taxas on chain eram muito caras para facilitar os gastos diários. Os residentes de El Zonte precisam ser capazes de gastar pequenas quantias em dólares, como 50 centavos para pupusas.
  2. Usar bitcoin na rede para transações de varejo cria “poeira”. A Bitcoin Beach experimentou o “problema de transações que viram poeira” em primeira mão. As saídas de transações não gastas (UTXOs) registram como o valor é movido na timechain. Quando o valor de um UTXO se torna menor do que o custo de gastá-lo, o bitcoin é considerado “poeira” insondável.
  3. No ambiente de varejo, qualquer coisa menos do que uma liquidação instantânea cria atrito tanto para a empresa quanto para o consumidor. O Bitcoin é construído para segurança e incorruptibilidade na camada base. Não se destina a velocidade e taxa de transferência de transações.
A Lightning permite pagamentos rápidos, fáceis de usar e baratos que os comerciantes exigem em um ambiente de varejo. (Fonte: Galoy)

Lição 3: a integração do comerciante é necessária para promover uma economia circular local

Mama Rosa (na foto com seu filho Jorge) foi a primeira comerciante em El Zonte a aceitar Bitcoin. (Fonte: Twitter)
  1. Não faça os comerciantes pensarem sobre a conversão de moeda. Reduza a carga mental necessária para calcular preços, mostrando valores em dólares (ou moeda local) e valores em bitcoin em saldos, faturas e telas de histórico de transações.
  2. Habilite várias maneiras de os comerciantes serem pagos. Os comerciantes não devem ter que criar faturas para cada transação. Usando a Bitcoin Beach Wallet, os clientes podem pagar via nome de usuário, código QR impresso, selecionando o comerciante em um mapa ou usando as páginas de fatura que cada usuário pode compartilhar em ln.bitcoinbeach.com/[username].
  3. Faça o processo exigir menos tempo, atenção e cliques. O ponto de virada para os comerciantes de El Zonte veio quando a Galoy permitiu que os clientes definissem o valor da fatura. Os comerciantes não precisam mais parar o que estão fazendo para criar uma fatura. Eles podem simplesmente olhar o alerta em seu telefone para verificar se um pagamento foi recebido. Agora é mais fácil aceitar bitcoins do que dinheiro ou crédito.
  4. Crie incentivos para os comerciantes para ajudar a encorajar a adoção desde o início. Em El Zonte, havia um programa de “reembolso” por algumas semanas, no qual os comerciantes ganhavam 20% de volta com seu bitcoin. Este tipo de promoção ajuda a impulsionar testes e estimular o crescimento inicial da economia circular.
  5. Não perca o foco no importante papel que os comerciantes desempenham no apoio à economia Bitcoin. As necessidades dos comerciantes em cada comunidade serão diferentes, portanto, dedique um tempo entendendo e projetando para eles desde o início.

Lição 4: a experiência do usuário deve ser desenvolvida no contexto da comunidade

Assistir às pessoas usando Bitcoin em comércios em El Zonte trouxe à tona percepções úteis para o design de produtos e serviços. (Fonte: Galoy)
  1. Não assuma que o local possuirá boa conexão com a Internet. O desenvolvimento para áreas com conectividade irregular pode exigir otimização e tolerância a falhas no nível da rede, o que normalmente não seria necessário nos Estados Unidos.
  2. A integração de aplicativos apresenta uma janela perfeita para a educação. A Bitcoin Beach Wallet tem um questionário integrado que orienta os usuários em uma breve introdução ao Bitcoin. Cada pergunta recompensa o usuário com sats para tirá-los de zero desde o início.
  3. “Sats é o padrão”, mas USD ainda é a unidade de conta. As pessoas pensam em sua moeda local, não em sats, quando integram o Bitcoin. A transição para o pensamento em sats é gradual, a moeda local deve ser a unidade de conta ao trazer uma nova comunidade para a rede.
  4. Adicione interações que conectam clientes a comerciantes. A guia do mapa na carteira da Bitcoin Beach ajuda os clientes a encontrar lugares onde podem gastar Bitcoin. Ele também permite transações rápidas e fáceis, permitindo que o cliente crie e pague faturas.
  5. As notas de pagamento ajudam na manutenção de registros. Tanto os clientes quanto os comerciantes podem se beneficiar com a possibilidade de adicionar notas às transações. Com base na opinião da comunidade, o recurso evoluiu de privado (no nível do usuário) para compartilhado. Agora, o remetente e o destinatário podem ver a nota anexada à transação.
  6. Fique por dentro de como os formatos de pagamento relâmpago estão evoluindo. Novos formatos de pagamento, como Lightning Address, faturas estáticas e BOLT 12 estão surgindo em um ritmo rápido. A seleção de quais formatos adotar dependerá do cenário específico. A Bitcoin Beach Wallet foi inicialmente lançada com um código QR impresso que levava a uma página de fatura (como ln.bitcoinbeach.com/mamarosa). Novos formatos estão sendo considerados agora para reduzir o atrito e melhorar a interoperabilidade.

Lição 5: a custódia da comunidade é uma ponte para a autocustódia

O espectro da custódia do Bitcoin

A Bitcoin Beach Wallet oferece uma opção de custódia compartilhada onde os fundos podem ser armazenados dentro de uma comunidade.

Custódia comunitária: relembrando os dias dos bancos sindicais

Uma nota sobre bancos comunitários

Bitcoin Beach Wallet como um banco comunitário de Bitcoin

  1. Remover o atrito é a etapa mais importante para criar os efeitos de rede necessários para a circularidade na economia. Os humanos são naturalmente resistentes a mudanças e rápidos em rejeitar novas idéias ou reverter a velhos hábitos. Como Mike Peterson disse em sua entrevista de junho de 2020 com Marty Bent: “Você tem que dar passos de bebê. Se você colocar todos esses obstáculos no início, as pessoas nunca entrarão no ecossistema. ”
  2. Pode ser difícil armazenar as senhas com segurança e confiabilidade em comunidades remotas e emergentes. Para as pessoas que moram em casas com piso de terra e telhados de zinco, não existem locais seguros para armazenar senhas escritas. Usar senhas escritas também apresenta problemas para pessoas que não sabem ler ou escrever, o que não é incomum em muitas partes do mundo.
  3. Pessoas que usam Bitcoin ficam mais confortáveis ​​com ele com o tempo. Moradores de El Zonte agora enviam bitcoin pela Lightning Network diariamente. Alguns começaram a acumular sats e juntaram mais riqueza do que jamais teriam com dólares americanos. Esta é uma tendência inspiradora que a Bitcoin Beach está apoiando por meio de educação e treinamento sobre autocuidado. As melhorias de UX também continuarão a tornar a auto custódia mais acessível para mais usuários em todo o mundo.

Lição 6: comece pequeno e ganhe impulso antes de expandir

A educação individual é uma parte contínua do processo de integração de uma comunidade. (Fonte: Twitter)
  1. Começar com uma comunidade definida ajuda a construir uma base sólida. Bitcoin Beach se beneficiou de servir uma população de 3.000 que estava geograficamente separada de outras aldeias. Esse foco estreito nos permitiu capturar e adaptar os aprendizados em tempo real que nos prepararam para o crescimento exponencial que se seguiu.
  2. O crescimento acontece “gradualmente, depois de repente”. Ao trazer uma comunidade para o Bitcoin, espere gastar tanto esforço e tempo integrando as primeiras 50 pessoas quanto as próximas mil. Como o Bitcoin é uma rede, as regras gerais de efeitos de rede serão aplicadas. Felizmente, desenvolvedores, educadores e empresas de Bitcoin em todo o mundo estão criando ferramentas para ajudar qualquer comunidade a começar.

Considerações para abrir um Banco Bitcoin

“Nós somos uma grande família com grandes sonhos” — @romanmartinezc
  • Engajamento da comunidade: para entender como é esse nível de organização da comunidade, basta seguir e aprender com Jorge, Chimbera e Mike.
  • Tecnologia: há muitos fatores a serem considerados ao escolher as soluções de tecnologia nas quais construir seu Banco Comunitário com Bitcoin. Ter acesso a alguém que pode orientá-lo nas decisões em torno do espectro de custódia de Bitcoin, nós da Rede Lightning e gerenciamento de liquidez, uso de carteira quente e fria e outros fatores o ajudará a estabelecer uma base sólida para o crescimento.

Conclusão

--

--

Alguém cansado de ler tanta bobagem a respeito de um tema importante. Este espaço será utilizado para traduções e para textos autorais

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Explica Bitcoin

Explica Bitcoin

Alguém cansado de ler tanta bobagem a respeito de um tema importante. Este espaço será utilizado para traduções e para textos autorais