A rede Lightning está dirigindo a atual explosão de adoção mainstream do Bitcoin
Como a rede Lightning está acelerando tempos de transação e cortando as taxas
Esta é a tradução da matéria “The lightning network is driving the current burst of mainstream adoption in bitcoin — here’s how it’s speeding up transaction times and cutting fees”, da autora Camomile Shumba, publicada na sessão de negócios (Business) da revista Insider no dia 14 de agosto de 2021.
Tradução por Leta.
Com a palavra, a autora:
As criptomoedas estão rapidamente se tornando parte da linguagem cotidiana dos mercados financeiros. As principais instituições financeiras estão oferecendo essas criptos para alguns de seus clientes mais ricos, enquanto os bancos digitais e as plataformas de pagamento permitirão que os usuários comprem e vendam as criptomoedas.
Mas sempre existiu uma pedra no sapato do Bitcoin para que ele se tornasse verdadeiramente mainstream: a velocidade da rede.
A rede Bitcoin lida com bilhões de transações por dia, mas estas tipicamente tendiam a ser lentas e caras. Isso tornou difícil usar o Bitcoin para pagamentos regulares e, em vez disso, tornou mais um veículo de investimento ou uma reserva de valor.
Mas desde o início de 2018, a Rede Lightning — uma camada seecundária em cima da rede Bitcoin — vem acelerando transações e encaminhando o dia em que qualquer um poderá efetuar um pagamento em Bitcoin com facilidade e baixo custo.
“A Lightning permite que os usuários amortizem o custo de uma transação de bitcoin em muitos pagamentos ao longo do tempo. Nós vemos a Lightning como uma tecnologia crítica que poderia evoluir a utilidade de Bitcoin nos pagamentos além de seu estigma como veículo de investimento”, disse o gerente de ativos digitais da CoinShares em um relatório recente.
A rede é criação dos Lightning Labs (Laboratórios Lightning), baseados nos EUA e que receberam US $ 2,5 milhões em aportes de fundos de investimento há três anos. A rede é apoiada pelo CEO do Twitter Jack Dorsey e outros.
“A Lightning é muito mais segura do que a VISA, e poderia fazer mais transações do que ela”, disse o estrategista de investimento da CoinShares, James Butterfill, se referindo ao principal cartão de pagamento do mundo.
Na rede Bitcoin, os usuários geralmente precisam esperar horas para as transações serem liquidadas, porque isso ocorre como parte de um bloco. O tempo entre um bloco sendo processado e outro pode variar. A rede Lightning, por outro lado, pode enviar pagamentos tão instantaneamente quanto um email é enviado, disse o relatório.
A CoinShares comparou o uso da rede com como os provedores de cartão de crédito como a Visa e a Mastercard interagem com o sistema financeiro supervisionado pela Reserva Federal dos EUA.
“A maioria das transações na economia do dólar nunca toca os sistemas do Fed. Eles são processados pelos agregadores de pagamento, que por sua vez usam bancos comerciais intermitentes, que então usam o Fed para o acordo final”, disse o relatório da CoinShares. “A rede Lightning faz a mesma coisa para transações de Bitcoin, usando apenas a blockchain do Bitcoin para liquidação final.”
A rede Lightinig permite que os usuários abram canais de pagamento entre duas ou várias partes. Os usuários na rede Lightning podem configurar os nós — efetivamente peças de software que enviam pagamentos através das rotas mais rápidas entre as partes. Um operador de nó vai pegar uma pequena taxa para cada transação.
“No momento da escrita, a taxa básica por transação é 1 Satoshi (0,00000001 BTC), equivalente a 0,04 centavos”, disse CoinShares.
No blockchain padrão do Bitcoin, os nós devem aprovar transações. Mas os nós não fazem isso na rede Lightning.
“As transações são muito mais rápidas, já que as partes podem transacionar umas com as outras, sem tudo ter que ser aprovado por nós”, disse CoinMarketcap, disse um provedor de dados de criptomoedas em um post.
Em junho, a Lightning Labs aumentou a capacidade do seu produto e lançou o 0,13-beta, o que significava que a rede poderia permitir “pagamentos espontâneos maiores e mais confiáveis”, disse a empresa em um blog.
“Estamos construindo a tecnologia para levar bitcoin para o próximo bilhão de pessoas. Nosso objetivo é fazer a plataforma mais fácil para qualquer um integrar dinheiro digital nativo da Internet usando o Lightning”, disse a Lightning Labs em outro post em fevereiro.
E parece que pode estar funcionando. Ao longo de 2020, a capacidade da rede aumentou 22% e os nós ativos, 41%. Em julho deste ano, a capacidade havia aumentado em mais 90%, e os nós ativos, em mais 52%, de acordo com o relatório da CoinShares.
“O que estamos vendo é que o número de nós está crescendo muito rapidamente, o que sugere que o Bitcoin está começando a ser usado como algo diferente de apenas uma reserva de valor”, disse Butterfill a Bussines Insider.